Pplware

Alterar Funções do teclado

Será possível alterar a configuração das teclas, ou apenas as teclas de funções (F1-F12)?

Nas versões anteriores ao Windows 2000 não era possível alterar as características de cada tecla, mas desde esta versão, e portanto também no Windows XP, foi introduzida uma nova ‘chave’ nos ficheiros de controlo (registry) do Windows, a qual possibilita redefinir qualquer tecla. Isto mesmo é explicado nesta página da Microsoft.

Também é disponibilizada informação aqui sobre os códigos programáveis de cada tecla, e podemos recolher em extenso documento do Word com toda a informação necessária.

Mas a programação das teclas ‘á mão’ é desnecessária. Com o Key Tweaker basta primir a tecla a alterar e depois a tecla ou o código pretendido e temos esse serviço feito. Para conhecer o código de qualquer tecla utilize a opção ‘Teach Remapping’, com a qual basta primir uma tecla para conhecer o respectivo código.

Sugestão: Façam uma tecla só para o simbolo’@’, neste momento deve ser o mais usado!

Licença: Freeware Download: Keyboard Remapper v2.2.0 Homepage: KeyTweak

Por outro lado, se o que pretende não é alterar as teclas mas sim atribuir-lhes determinadas funções (abrir aplicações, executar tarefas simples, etc.) nesse caso a solução é um programa que o permita fazer, embora tenhamos de relacionar diversos conjuntos de teclas (por ex. ‘Shift – F10’) com as operações que pretenda.

Deixo-vos esta aplicação, o HotKeyControl XP.

Obs. Este programa requer Microsoft .Net Framework 2.0 instalado.

Licença: Trialware Download: HotKeyControl XP 5.1 Homepage: InchWest

Exit mobile version