Pplware

Active a nova cache do Firefox e tenha um browser mais rápido

A Mozilla tomou a decisão de criar o melhor browser e o mais capaz de enfrentar tudo o que a Internet tem para oferecer. São várias as frentes em que tem estado a trabalhar, desde a mudança da interface apresentada na última versão, até a outras alterações profundas do próprio motor do Firefox.

Uma das novidades que têm estado a trabalhar, de forma discreta e sem grande alarido, é uma nova cache HTTP, que permitirá recuperar mais rapidamente em caso de problemas.

Mas esta novidade pode ser usada também no dia-a-dia, para tornar o Firefox um pouco mais rápido e com uma melhor performance.

Esta cache está em desenvolvimento há já algum tempo e era para ser lançada e tornada activa nas novas versões do Firefox no final do ano passado, mas devido a várias razões ainda não foi tornada pública, mas está pronta a ser activada e usada.

A ideia por de trás desta cache é permitir aos utilizadores recuperarem mais rapidamente de um crash ou de uma quebra do browser, ao mesmo tempo que servem as páginas que visitam de forma recorrente.

Qualquer utilizador pode activar esta cache e usufruir de imediato da sua utilização e das funcionalidades extra que disponibiliza. Para o fazerem só precisam de realizar alguns poucos passos.

Activar a nova cache HTTP no Firefox

Comece por escrever na barra de endereço do browser about:config. Este “endereço” vai dar acesso às definições mais escondidas do Firefox.

Devem depois confirmar que vão ser cuidadosos com as alterações que vão realizar.

Dentro dessa zona de configuração devem procurar uma entrada específica e que irá alterar a configuração que querem mudar.

Colem a entrada browser.cache.use_new_backend no campo de pesquisa e será de imediato mostrada a entrada que procuram.

Para alterarem esse valor devem apenas aplicar um duplo clique na entrada e será aberta uma nova janela para alterarem o valor, que deverá passar de 0 para 1.

Alterem então o valor e carreguem em Ok para que seja alterado e assumido pelo sistema.

Assim que introduzirem esta alteração no Firefox ela é de imediato aceite e configurada, não necessitando que reiniciem o browser.

Apliquem esta pequena alteração de registo e vão ter o vosso Firefox a funcionar de maneira muito mais estável.

Podem não notar de imediato uma melhoria efectiva na utilização do Firefox, mas vão tê-la com o passar do tempo, notando que o browser está mais rápido e mais estável.

Exit mobile version