Pplware

Abra atalhos “mailto” com o Gmail no Opera 10

Há alguns meses, rolou pela Internet uma dica que ensinava a definir o Gmail como a aplicação a utilizar sempre que se clica numa hiperligação com o “protocolo” mailto no Firefox 3. O Opera 10 passa agora também a permitir isso mesmo, saiba como.

Por alguma razão, que desconheço, os provedores de correio electrónico definidos por omissão no Opera 10 não são, de todo, os mais utilizados actualmente. Bem, pelo menos, não à escala global. A primeira opção sugerida por este navegador, o Yandex, é na verdade líder de mercado na Rússia, superando o serviço da Google. Já em Janeiro deste ano, a Mozilla tinha anunciado a substituição do Gmail pelo Yandex na versão do Firefox para aquele país.

Para adicionar o Gmail como opção no Opera 10 terá de modificar o ficheiro webmailproviders.ini. Poderá encontrá-lo, dependendo do seu sistema operativo, num dos seguintes directórios:

Windows: C:\Program Files\Opera\defaults\ Mac OS X: Opera.app/Contents/Resources/defaults/ Linux: /usr/share/opera/defaults/

Com um simples editor de texto, adicione o seguinte a este ficheiro:

[Gmail] ID=1 URL=https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s ICON=http://mail.google.com/favicon.ico

A partir de agora o Gmail estará disponível como handler de hiperligações mailto no Opera 10. Fácil. 😉

Exit mobile version