Pplware

8GB a 32-bit?

Como é do conhecimento geral todas as versões “não servidores” de 32-bits do Windows XP e Vista impõem um limite de memória ram de 4GB.

Felizmente existem técnicas que se podem utilizar para ultrapassar estas limitações. Esta técnica em que “tropecei” baseia-se no Physical Address Extension (PAE), uma característica dos processadores x86 que permite aos sistemas operativos de 32-bits ultrapassarem o tal limite de memória de 4GB.

Um artigo MSDN explica que os sistemas operativos Windows a 32-bit suportam o PAE.

Em um ou dois casos (raros), os programadores podem tirar vantagens da tecnologia PAE para ultrapassar os limites do Windows. Por exemplo, um utilizador destes sistemas operativos, Alan Gorski, verificou que quando aumentou a memória ram do seu computador para 8GB, o AutoCAD conseguiu abrir grandes ficheiros de desenho sem aparecer o erro “out of memory“, erro que anteriormente lhe aparecia com frequência.

Existe esta possibilidade do sistema operativo usar a tecnologia PAE. Explica-se pelo facto do Windows assentar nessa tecnologia para apoiar a característica de segurança conhecida como Data Execution Prevention (DEP).

Se o computador suportar hardware-enforced DEP, então o PAE está presente também. Vamos então procurá-lo no Windows XP:

1. Iniciar -> Executar.

2. Escrever sysdm.cpl e clique no Enter.

 

3. Clicar no separador Avançadas. Dentro da caixa Desempenho, clicar em Definições e de seguida em Prevenção de Execução de Dados. 4. Procurar por uma mensagem no fundo. Se indicar que o hardware não suporta DEP, existem hipóteses do PAE não estar activado.

Vamos então activa-lo:

1. Iniciar -> Executar

 

2. Escrever na caixa “notepad c:\boot.ini” e pressionar Enter. 3. Por baixo da linha [operating systems], procurem por linha que contenha “/noexecute switch”, pode estar por exemplo “/noexecute=optin” ou “/noexecute=optout” ou “/noexecute=always on”. Coloquem o cursor exactamente a seguir a isso e façam espaço seguido de “/pae”. Gravem o ficheiro e reiniciem.

Nota1. Os parêntesis não se colocam, foram utilizados para definir apenas o comando a utilizar.

Vamos ao Windows Vista:

1. Propriedades do Computador -> Definições Avançadas do Sistema -> Avançadas -> Desempenho -> Definições -> Prevenção de Execução de Dados.

2. Se aparecer a caixa do User Account Control, clicar Continuar. 3. Se a mensagem no fundo disser que o sistema suporta DEP e a aparecer a opção “Activar a DEP…” seleccionada, então o PAE está activado também.

Vamos então activá-lo (ou desactivar), caso não esteja activado:

1. Iniciar escrever cmd.exe e pressionar Ctrl+Shift+Enter.

2. Se aparecer a caixa do User Account Control, clicar Continuar. Isto vai fazer surgir uma janela da linha de comandos privilégios de administrador. 3. Escrever nessa caixa “BCDEdit /set PAE ForceEnable” e pressionar Enter.

– Mais informação sobre o PAE no TechNet da Microsoft’s.

A Microsoft avisa, no entanto, no artigo do TechNet que alguns drivers não irão correr se o PAE estiver activado. Após efectuada esta alteração fiquem de olho no sistema operativo a nível da estabilidade.

Se tiverem problemas com drivers ou no início do sistema operativo, removam a linha “/pae” do boot.ini no XP, ou escrevam a seguinte linha na linha de comandos, com privilégios de administrador para o Vista:

BCDEdit /set PAE ForceDisable

Antes de começar, faça uma cópia de segurança no caso de alguma coisa correr mal.

NOTA2: Este artigo tem especial interesse pelo facto de muitas máquinas hoje em dia estarem aptas a receberam memória acima dos 4GB, depois o preço da ram tem vindo a cair, tornando-se num área interessante para melhorar o desempenho do nosso sistema.

Exit mobile version