Pplware

7 dicas para reaproveitar o seu smartphone antigo

Após trocar de smartphone, muitos utilizadores guardam os seus velhos modelos como dispositivo de substituição ou mesmo como recordação. Mas e se pudesse dar uma utilidade a esses dispositivos antigos?

Conheça estas 7 dicas que irão dar uma nova utilidade aos seus smartphones antigos.


Com o passar dos anos e com as sucessivas trocas de dispositivos móveis, é comum que se acumulem velhos dispositivos pelas gavetas de casa. Estes são equipamentos que certamente não voltaremos a utilizar, mas que guardamos como recordação ou plano B.

E se estes dispositivos pudessem ser reaproveitados para um novo fim? Conheça estas 7 utilidades que irão dar uma nova vida aos seus smartphones velhos.

Como reaproveitar um smartphone antigo?

1. Despertador

Os despertadores de mesa de cabeceira são cada vez menos populares. Os smartphones têm tomado o seu lugar, mostrando-se como uma solução rápida, simples e com imensas opções personalizáveis. Mas e se pudesse ter um smartphone antigo a servir de despertador fixo na sua mesa de cabeceira?

Existem várias aplicações que pode utilizar para colocar o seu smartphone a desbloquear. A primeira opção é claramente a aplicação de relógio do sistema, no entanto, pode utilizar outras mais completas.

O Despertador Xtreme é um bom exemplo de um despertador completo, dispondo de várias opções para um acordar mais suave, para evitar que adormeça após um clique acidental no botão “ignorar”, para monitorizar o sono e para muitas outras funções.

Para esta função pode ainda adquirir um suporte, que irá ajudar a dar um ar mais próximo de um despertador de mesa.

2. GPS

Embora os carros comecem a trazer de origem um sistema de navegação, a verdade é que muitos utilizadores dependem de ferramentas externas para este efeito.

Utilizando um carregador de isqueiro e um suporte para automóvel, é possível utilizar o seu velho dispositivo para o guiar nas suas viagens.

Para a navegação pode utilizar o tradicional Google Maps ou pode escolher outras aplicações como o Waze, o CoPilot GPS ou o Sygic GPS Navigation, todas aplicações gratuitas.

3. Controlo Remoto Universal

Esta é uma utilidade que apenas irá funcionar em alguns smartphones. Algumas marcas equipam os seus smartphones com sensor infravermelho de modo a ser possível controlar televisões, ar condicionado e outros produtos.

Pode usar assim o seu smartphone antigo como comando universal para controlar os vários equipamentos em sua casa.

Caso o seu dispositivo não possua este tipo de sensores, poderá ainda comprar um adaptador para inserir no jack 3,5mm e que irá adicionar esta funcionalidade ao seu smartphone. Poderá depois utilizar uma aplicação de controlo remoto, como a Remoto Inteligente – AnyMote, que irá permitir controlar os seus dispositivos.

4. Moldura digital

Todos nós gostamos de ter fotografias nossas, de familiares ou amigos espalhadas pela casa em molduras.

No entanto, com um smartphone velho, é possível criar uma moldura digital que irá estar constantemente a alternar entre as nossas fotografias preferidas.

Para esta tarefa recomendamos o Dayframe, uma aplicação Android que permite criar slideshows com as suas fotografias. Esta aplicação pretende juntar todo o tipo de fotos, quer no dispositivo como nas redes sociais ou cloud.

5. Rato para o computador

Outra utilidade que pode ser dada a um dispositivo velho, é transformá-lo num touchpad ou controlo remoto para o computador.

Uitilizando aplicações como o PC Remote ou Unified Android, um smartphone velho pode rapidamente tornar-se numa ferramenta para controlar um computador, tal como se de um touchpad se tratasse.

6. Media Center

O seu smartphone velho pode também ser uma boa fonte de entretenimento, servindo de centro multimédia.

Usando o Kodi, o MX Player ou o VLC para visualização de multimédia, ou o Netflix para um serviço mais completo de streaming, existe oferta para todos os gostos e que irão oferecer várias horas de entretenimento.

Num mercado onde os mini PC e box Android são cada vez mais usados, o seu smartphone antigo pode tornar-se numa box de baixo custo. Para transmitir o conteúdo do smartphone para o PC é necessário a existência de um cabo MHL para o efeito.

7. Câmara de segurança

Por fim, apresentamos um método que irá ajudar a manter a casa segura. Com um smartphone velho poderá utilizá-lo para monotorizar o que se passa no seu espaço, usufruindo de várias funções como a deteção de movimentos.

Para esta tarefa nós recomendamos a aplicação Câmara de segurança em casa que oferece um bom leque de opções e ferramentas para tornar a monitorização da sua casa mais completo.

Esta é uma forma de reutilizar aqueles velhos smartphones que temos guardados na gaveta, de forma transformá-los em ferramentas úteis.

Que outras formas utilizam para reaproveitar os smartphones antigos?

Exit mobile version