Pplware

Estas são as dicas que precisa para conseguir usar melhor o Waze

O Waze é dos serviços de apoio à condução que mais usam. Muito mais que um simples serviço de mapas, consegue apoiar-nos na hora de nos fazermos à estrada e sempre que precisamos de apoio para descobrir o melhor caminho para o nosso destino.

Se de forma nativa é já extremamente útil e completo, há pequenos truques que podemos usar para o tornar ainda melhor. Veja a nossa lista de 5 pequenas dicas que pode usar para melhorar a utilização do Waze.


Já todos testamos o Waze pelo menos uma vez e reconhecemos nele uma ferramenta com uma utilidade extrema, na hora de conduzirmos. Capaz de nos ajudar na sua configuração base, há pequenas melhorias que podem fazer para o tornar ainda melhor. Conheçam 5 dessas dicas e sem qualquer esforço usem-no de forma mais útil.

Defina a melhor rota para o seu destino

O Waze, caso indicação em contrário, indicará sempre a rota com menor duração de viagem. Para a calcular toma em consideração vários fatores como o trânsito, obstruções na estrada e outros elementos.

É por essa razão que várias vezes recebemos rotas que podem não parecer lógicas ou que nos obriguem a percorrer distâncias mais longas. Felizmente isso pode ser alterado.

Para escolherem outra rota só precisam de carregar no botão Mais rotas sempre que definirem um novo destino. As várias que são mostradas indicam não apenas as condições de trânsito, a distância e o tempo que demora a ser percorrida. Explorem estas rotas e podem encontrar uma que vos seja mais adequada.

Escolha a voz que mais lhe agrada para as instruções

Uma parte importante do Waze, e com que interagimos a maior parte do tempo, é com a voz que nos dá as indicações. Estas podem ser alteradas, apesar de não haver muitas alternativas em português.

Há sempre a possibilidade de gravarem a vossa voz, tal como já explicámos, dando uma personalização total ao Waze. Esta possibilidade está acessível tanto no Android como no iOS.

Para alterarem a voz com que o Waze vos dá as indicações só precisam de aceder a Definições > Indicações faladas e descerem até à zona do Português. Escolham a que querem usar, entre as várias ofertas de Português, tanto PT como BR.

Evite as multas por excesso de velocidade

Porque todos sabemos que por vezes nos distraímos ao volante e excedemos os limites de velocidade, é importante termos uma ajuda extra deste co-piloto que é o Waze. Uma das mais interessantes é a possibilidade de sermos alertados sempre que excedemos os limites nas estradas onde circulamos.

Para além de mostrar a velocidade a que nos deslocamos, o Waze consegue também alertar-nos sempre que excedemos os limites impostos por nós.

Para definirem esse limite só precisam de aceder a Definições > Velocímetro > Reproduzir som de alerta e aí dentro devem definir quando esse alerta se dá. As opções não são apenas de velocidade (5, 10 ou 15km/h) mas podem também ser usadas percentagens (5, 10 0u 15%).

Sincronize o seu calendário com o Waze

Sendo a nossa agenda uma parte fulcral do nosso dia-a-dia, o ideal é que esta possa ser usada com o Waze, para que este no guie para os compromissos que temos. Felizmente esta funcionalidade já existe e está disponível.

Assim, e tendo por base a agenda, podemos ser alertados para sairmos a horas dos nossos compromissos, tendo por base o trânsito e o tempo que demoraremos a chegar.

Para ativar a sincronização do calendário devem aceder ao menu do Waze e depois a Programadas. Ai dentro vão encontrar a opção para sincronizar eventos de calendário.

Além disso, podem também definir quais os vossos calendários que querem sincronizar com o Waze e quando vão querer receber as notificações.

Também os contatos podem ser sincronizados com o Waze

Tal com a agenda, também a vossa lista de contatos pode ser sincronizada com o Waze e assim poderem partilhar informação relativa às vossas viagens e aos vossos destinos. Desta forma podem informar a que horas vão chegar e que caminho estão a tomar.

Esta sincronização requer que indiquem primeiro ao Waze qual o vosso número de telefone, através de Definições > Conta e no campo Telefone devem indicar o vosso número. Recebem depois um SMS para confirmar o número.

De seguida só precisam de ativar a sincronização, acedendo ao vosso Waze, pelo menu, e escolham Amigos. Ai será pedido que sincronizem a vossa lista de contactos, o que devem aceitar.

 

Com estas dicas vão conseguir usar o Waze de forma muito mais eficiente e útil, preparando-o para estar mais adaptado às vossas necessidades e, principalmente, para vos servidor muito melhor.

Caso usem outras dicas, úteis, simples e rápidas como estas, partilhem nos comentários e ajudem os restantes leitores

Exit mobile version