Pplware

5 dicas para tirar ainda mais proveito do iPhone todos os dias

O iOS 11 trouxe algumas novidades à forma como podemos aproveitar o iPhone para melhorar algumas das rotinas diárias. Além das novidades, o iOS tem muitas outras que, simplesmente, não são conhecidas e, como tal, não são exploradas.

O foco hoje é mostrar 5 boas funcionalidades que tem no seu iPhone e que não usa… mas precisa.


Das dezenas de funcionalidades que ainda desconhece, destacamos 5 que são interessantes nos mais variados momentos da sua vida. Do trabalho ao lazer, o iPhone justifica o seu valor tirando proveito do seu ecossistema e da qualidade de funcionalidades existentes no sistema operativo.

 

1 – Guardar como PDF

Ainda há pessoas que acham que o iOS não permite guardar um documento em PDF sem termos de instalar uma aplicação de terceiros. Tal foi alterado nas recentes atualizações do iOS e com facilidade o utilizador poderá abrir um documento em formato Word e exportar para o formato PDF… ou um artigo do Pplware, por exemplo.

Assim, pode guardar quase tudo como PDF. Toque em no ícone de partilha  e depois, em Criar PDF. Para guardar o ficheiro, toque em OK. Depois de exportar poderá usar várias ferramentas disponíveis para fazer anotações, destaques ou até assinar digitalmente o documento.

 

2 – Ligar o iPhone à rede Wi-Fi através da câmara

Quantas vezes os seus amigos e familiares não chegam a sua casa e pedem a palavra-passe do Wi-Fi?

Bom, seguramente é algo comum a todos nós, assim como irmos a qualquer lado e fazer o mesmo. Algumas pessoas têm de ir ver debaixo do router, outros têm apontada a palavra-passe num papel que partilham com todos e há quem separe as redes para convidados. Há boas práticas que temos explicado e que podem consultar.

Com o iOS agora pode estabelecer ligação a uma rede Wi‑Fi sem ter de digitar a informação necessária, como a palavra‑passe. Na Câmara, escolha Fotografia ou Quadrado, e aponte para o código QR num router ou numa impressora.

Mas como posso criar esse código QR para a minha casa ou estabelecimento?

É fácil, mas deixamos para ser mais fácil, uma dica de um serviço que de forma gratuita pode criar códigos QR dedicados e divertidos. Imagine que até pode criar um código QR com publicidade do seu estabelecimento.

Chama-se QRcodeMonkey e permite criar muitos tipos de códigos QR que podem ser uma vantagem na sua vida. Depois de automatizar tarefas e aprender a usar o seu iPhone com estes códigos, verá que muitas tarefas passam a ser uma brincadeira.

 

3 – Receber avisos visuais

Recentemente estava num estúdio e percebi que o tocar ou o vibrar são alertas de mensagens ou chamadas que incomodam. Assim, a ideia foi ativar uma funcionalidade do iOS que permite ao iPhone avisar da chegada de mensagens ou chamadas via flash da câmara.

Quando o iPhone está bloqueado ou em pausa, pode fazer piscar o flash para chamar a sua atenção silenciosamente. Ative a opção Avisos com flash LED, em Definições > Geral > Acessibilidade > Avisos com flash LED.

 

4 – Juntar as melhores fotografias num álbum

Cada vez há mais “iPhonografos”. Na verdade, hoje disparamos sobre tudo o que mexe e o que está tranquilamente a dormir. O problema aparece tempos depois quando temos milhares de fotos e queremos aquilo muito mais organizado.

No iOS, dentro da app Fotografias, toque em ícone coração para selecionar fotografias que adora para as juntar automaticamente no álbum Favoritos. A par disto, o próprio sistema irá usar datas, localidades e pessoas para fazer álbuns automáticos. Depois pode editar, trocar as fotos escolhidas automaticamente e até pode trocar a música que ilustra o álbum.

 

5 – Libertar espaço automaticamente

Na App Store há milhões de aplicações. Praticamente é possível fazer tudo num iPhone, se não foi nativo é com ajuda de terceiros. Contudo, chegamos a dada altura e temos dezenas de aplicações instaladas que não há usamos há meses, se não mesmo há anos. Não tenha dúvidas que muito espaço mal usado está a ser usado por esse tipo de aplicações. E nunca mais se irá lembrar de as remover.

Nesse cenário, o iOS pode remover aplicações que não usa. Vá a Definições > “iTunes e App Store” e ative “Remover não usadas”. Se reinstalar a aplicação mais tarde, os documentos criados com a aplicação, e todos os respetivos dados, continuam lá.

 

Em resumo…

Estas foram 5 dicas que não usa, que provavelmente desconhece e que serão super úteis de agora em diante.

Exit mobile version