O smartphone é um dos objectos mais pessoais que temos. Os nossos e-mails, fotografias, contactos, conversas, agenda… tudo num pequeno dispositivo que levamos para todo o lado dentro do bolso.
Como tal é necessário que cuidemos dele e que o mantenhamos em segurança. Assim, deixamos algumas boas práticas para que isso aconteça.
1. Defina um código de desbloqueio
No dia-a-dia, para quem utiliza o smartphone com muita regularidade, os códigos de desbloqueio não são muito práticos e acabam por ser desactivados. Porém, são essenciais para que aquelas informações mais confidenciais ou pessoais se mantenham em segurança.
Estes códigos de segurança têm evoluído bastante e são cada vez mais simples de introduzir e também mais seguros. A Apple e a Samsung já incluem nos seus topos de gama o desbloqueio através do sensor biométrico, para a leitura das impressões digitais, a LG desenvolveu a tecnologia Knock Code, que permite o desbloqueio através de uma sequência de toque no ecrã, mas no geral existem muitas formas seguras de manter à distância de mãos indesejáveis.
2. Utilize uma aplicação de localização do smartphone
Por vezes pode acontecer deixar o smartphone em qualquer lugar que não se lembre, perdê-lo ou até mesmo ser roubado. Nas lojas de aplicações existe uma série de apps que permitem obter a sua localização de GPS, bloquear o acesso completo ao smartphone ou simplesmente activar um sinal sonoro para que ele toque e seja mais fácil de o encontrar, tudo de forma remota.
Para quem tem um Windows Phone a tarefa é mais simples, basta ligar o smartphone ao PC e activar a opção, e em caso de perda ou roubo podem ser accionados alguns comandos de detecção e protecção do telefone (saiba mais aqui).
3. Não se deixe monitorizar pelo seu browser
Cada vez que visita um site está a fornecer informação sobre as suas práticas e isso pode fazer com que alguns desses sites lhe forneçam conteúdos, anúncios ou recomendações que não solicitou.
O Google Chrome no Android, o Safari no iOS e o Internet Explorer no Windows Phone, permitem que essa opção seja desligada e dessa forma muita da sua informação não será recolhida por esses sites.
4. Adicione a sua informação enquanto proprietário do smartphone
Esta informação é importante tanto para a segurança do seu smartphone, já que o pode perder e se for encontrado por alguém sério que o queira devolver tem informações para entrar em contacto consigo, ou mesmo para a sua própria segurança, já que pode ter algum problema em que necessite de auxílio e dessa forma, alguém que esteja por perto pode, através dessa informação contactar alguém mais próximo.
5. Mantenha o smartphone seguro fisicamente
Esta regra aparece no fim da lista mas é talvez das mais importantes. De que valem as aplicações de segurança, os códigos de bloqueio se depois se deixam os smartphones em cima da mesa do café enquanto se está distraído a ver o futebol, se é transportado numa mala aberta ou se é colocado no bolso do casaco e facilmente escorrega para o chão?
Estes são apenas alguns conselhos que deixamos para que o seu smartphone esteja mais seguro. Partilhe as suas dicas connosco!