Pplware

5 dicas de segurança para o seu iPhone

O iPhone goza da fama de ser o dispositivo mais complexo de invadir. Já vimos no passado casos sobre esta difícil missão que é retirar dados de um iPhone.

Porque também é verdade que o smartphone sabe mais de nós mesmo, hoje deixamos 5 dicas importantes sobre segurança para aplicar no seu iPhone.


Preparamos 5 dicas de segurança importantes para o utilizador conseguir proteger o seu iPhone e proteger-se a si mesmo, contra uma invasão dos seus dados privados.

 

1 – Crie um Código de acesso mais longo

Aquando a configuração inicial do iPhone, é-lhe solicitado que coloque um código de desbloqueio. Este código será o primeiro bastião de segurança para os dados e informações que têm de ficar secretas dentro do smartphone.

Este código deve ser usado com cautela quando está em público ou junto de pessoas que possam memorizar a sequência. Por isso é importante que depois de configurar pelo menos um código de 6 algarismos, use sempre que possível o Touch ID ou o Face ID para desbloquear o iPhone.

Para configurar o seu código vá a Definições > Touch ID e código. Em dispositivos mais antigos, que ainda não tenham o Touch ID, aceda a Definições > Código. Se tiver um iPhone X, aceda a Definições > Face ID e código.

Toque em Ativar código. Introduza um código de seis dígitos. Também pode tocar em Opções de código para alterar para um código numérico de quatro dígitos, para um código numérico personalizado ou para um código alfanumérico personalizado.

Introduza o seu código novamente para o confirmar e ativar.

Alterar o código ou as definições do código

Aceda a Definições > Touch ID e código. Em dispositivos sem Touch ID, aceda a Definições > Código. Se tiver um iPhone X, aceda a Definições > Face ID e código.

Irá encontrar várias definições e opções:

  • Desativar código: toque nesta opção para desativar o código.
  • Alterar código: introduza um novo código de seis dígitos. Também pode tocar em Opções de código para alterar para um código numérico de quatro dígitos, para um código numérico personalizado ou para um código alfanumérico personalizado.
  • Pedir código: com esta opção predefinida, depois de bloquear o ecrã, terá de introduzir o código para o desbloquear. Se não pretender um pedido de código imediato, altere esta definição. (Para sua segurança, se utilizar o Touch ID ou o Apple Pay, não poderá alterar o pedido de código imediato).
  • Permitir o acesso quando bloqueado: utilize esta opção para permitir o acesso a algumas funcionalidades quando o seu dispositivo estiver bloqueado, incluindo as vistas Hoje, Notificações recentes, Siri, Enviar mensagem, Central de controlo e Wallet.
  • Apagar dados: esta opção permite apagar automaticamente o dispositivo após dez tentativas falhadas de introdução do código. Se não ativar esta opção, o dispositivo terá de ser restaurado no iTunes após dez tentativas falhadas.

 

2 – Configurar a autenticação de dois fatores para o ID Apple

É extremamente importante que tenha este acréscimo de segurança configurado no seu Apple ID. Este código Apple, nas mãos erradas, poderá abrir portas que seguramente não quer ver abertas por quem não tem nada a ver com os seus dados privados.

A autenticação de dois fatores está disponível para utilizadores do iCloud e iTunes com, pelo menos, um dispositivo com o iOS ou macOS mais recente.

Pode seguir os passos indicados abaixo para ativar a autenticação de dois fatores no iPhone, iPad ou iPod touch.

Passo 1 – Ativar a autenticação de dois fatores nas Definições

Se estiver a utilizar o iOS 10.3 ou posterior:

Se estiver a utilizar o iOS 10.2 ou anterior:

Poderá ser-lhe solicitado que responda às perguntas de segurança do ID Apple.

Passo 2 – Introduzir e confirmar o número de telefone fidedigno

Introduza o número de telefone onde pretende receber os códigos de confirmação quando iniciar sessão. Pode optar por receber os códigos por mensagem de texto ou chamada automática.

Quando tocar em Seguinte, a Apple envia-lhe um código de confirmação para o número de telefone que forneceu.

Introduza o código de confirmação para confirmar o seu número de telefone e ative a autenticação de dois fatores.

 

3 – Ativar Encontrar iPhone

A funcionalidade Encontrar iPhone ajuda-o a localizar e a proteger o seu dispositivo Apple em caso de perda ou roubo. Basta iniciar sessão em iCloud.com ou na app Encontrar iPhone para ver o seu dispositivo perdido no mapa, reproduzir um som para o encontrar, utilizar o modo perdido para bloquear e encontrar ou apagar remotamente todas as informações pessoais.

  1. Aceda ao ecrã principal.
  2. Toque em Definições > [o seu nome] > iCloud. Se utilizar o iOS 10.2 ou anterior, aceda a Definições > iCloud.
  3. Desloque-se até à parte inferior e toque em Encontrar iPhone.
  4. Deslize para ativar as opções Encontrar iPhone e Enviar última localização.

Se lhe for solicitado que inicie sessão, introduza o seu ID Apple. Caso se tenha esquecido do ID Apple, veja aqui como o descobrir.

Quando configura a funcionalidade Encontrar iPhone, o Apple Watch e os AirPods emparelhados são configurados automaticamente.

 

4 – Desligar Pedido de Pin do cartão SIM

Esta medida pode parecer-lhe controversa, mas na realidade para podermos saber a localização do iPhone, usando a função descrita acima, Encontrar iPhone, é importante que quando o iPhone volta a ser ligado, possa primeiro ligar-se à rede de voz e dados para “mostrar” a localização do iPhone.

Como o iPhone está protegido pelo Código de acesso (dica n.º 1), há sempre a probabilidade do “larápio ou a pessoa que encontrou o iPhone perdido, não saber remover o cartão SIM e isso permite recebermos pistas fundamentais para a recuperação do nosso smartphone.

Para desativar o pedido de PIN do cartão SIM vá a Definições > Telefone > PIN do SIM e desative o PIN do SIM.

PS: claro que com este código desativado poderá ser usado por pessoas mal intencionadas para fazer chamadas e usar dados associados a esse SIM, contudo, poderá ser uma forma de obter uma pista de quem tem o seu iPhone. Nada como gerir com o operador esse fluxo para chegar a quem tem o seu SIM e, obviamente, o seu iPhone.

 

5 – Desativar acesso à Central de Controlo no ecrã bloqueado

Uma das ótimas funcionalidades que o sistema operativo da Apple oferece é o Encontrar iPhone como já referimos em cima. Este sistema dá ao utilizador a capacidade de tentar verificar onde está o seu smartphone (tablet ou Mac) via GPS. Sabemos em tempo real onde está o dispositivo e podemos atuar em conformidade.

Podemos remotamente espoletar um som de aviso, para que possamos detetar onde está o iPhone (se estivermos perto), podemos enviar uma mensagem para o ecrã e podemos bloquear/limpar totalmente em caso de perda ou roubo. Mas se perdermos o contacto com ele… ADEUS!

A Apple coloca no ecrã bloqueado a opção Modo de voo, se perdermos o iPhone, o larápio facilmente ativa o Modo de voo no iPhone e perdemos o contacto com as suas antenas (ex. 3G e 4G) e, por consequência, o contacto por GPS.

Até ao iOS 10, esta funcionalidade encontrava-se em Definições > Central de controlo > Com ecrã bloqueado. No entanto, se já não se encontra aí e alguns utilizadores ao atualizar para o novo pensaram que a Apple haveria retirado esta função.

Na verdade a função agora está em Definições > Touch ID e código (no iPhone X é em Face ID e código) e lá dentro, descendo nessa janela de menu, desative a função.

 

Em resumo…

Estas são algumas dicas importantes, de segurança, que deverá implementar no seu iPhone. Lembre-se que o seu iPhone (os smartphones em geral) sabem mais sobre o utilizador do que aquilo que o utilizador imagina. A informação privada, confidencial certamente não deverá cair em mãos erradas. Hoje temos fotos de família, dados empresariais, extratos bancários e muitos outros documentos que são de interesse pessoal.

Exit mobile version