Pplware

10 maneiras de pesquisar no Google que poucos conhecem

Numa era de gigantes da tecnologia, o Google como motor de pesquisa é, sem dúvidas rei. Este motor de pesquisa tornou-se uma fiável fonte de informação em todo mudo, sobre tudo e todos, por isso hoje iremos mostrar 10 maneiras de pesquisar no Google e que, provavelmente, poucos conhecem.

Com o acrescento diário de informação nem sempre é fácil filtrar a nossa pesquisa, mas o seguinte conjunto de informações e métodos torna possível precisar com maior exactidão as informações que necessitamos, com muito menos tempo de pesquisa envolvido.

Como podemos ver, o Google, à semelhança da casa mãe, encerra em si como motor de pesquisa alguns segredos que, por vezes, passam por simples variações das habituais pesquisas. Mas não vamos estragar já a surpresa e deixamos aqui boas dicas. Ora vejamos:

 

1. Este ou aquele

Quando não temos certeza sobre os termos ou nomes correctos a pesquisar existe uma excelente solução, pois basta colocar algumas potenciais variações daquilo que procuramos e separá-los, digitando o símbolo”|” – normalmente consegue-se este símbolo pressionado SHIFT + \. Em substituição deste símbolo podemos usar a simples expressão “OR” embora que nos nossos testes esta nem sempre tenha funcionado correctamente.

 

2. Pesquisa através de sinónimos

Se há coisa em que o nosso idioma é extremamente rico é em sinónimos, o que se torna MUITO conveniente em qualquer pesquisa online.

Por exemplo, se temos necessidade de encontrar sites sobre um determinado assunto, é possível acrescentar o símbolo “~” na nossa pesquisa. Por exemplo, ao procurar por “fruta ~sobremesa” iremos ver resultados sobre os benefícios da fruta, culinária,etc.

 

3. Pesquisa directa dentro de sites

Leu um artigo que gostou ou lhe interessou bastante e precisa de partilhar ou pretende voltar a ler mais tarde? É muito simples pesquisar directamente dentro de um site, basta escrever o endereço do site e uma das palavras chaves ou frase completa que se recorde associada a esse artigo:

 

4. O poder do asterisco *

Quem nunca teve bloqueios mentais aquando de uma pesquisa que atire a primeira pedra! Ele é faltar-nos uma palavra-chave, um número ou mesmo uma frase, acontecendo sempre naquele momento em que mais precisamos de encontrar algo. Ora, o poderoso “*” – asterisco – pode ajudar em algumas situações no lugar da palavra/frase que não consigamos recordar. Apesar de não ser garantido, a dica funciona com grande probabilidade.

 

5. Quando faltam várias palavras

Se é a metade mais longa da frase que não se lembra ao invés de uma única palavra-chave, o utilizador deve tentar escrever as primeiras e últimas colocando “AROUND + (o número aproximado de palavras em falta)”. Por exemplo, “explicada AROUND(6) Apple

 

6. Período de tempo

Com a urgência necessária dos dias de hoje, por vezes temos de aceder a informação sobre eventos que ocorreram durante um determinado período de tempo. Para fazer isso, basta adicionar um calendário para a nossa consulta de pesquisa com a ajuda de três pontos entre as datas. Por exemplo, se queremos descobrir sobre as descobertas espaciais numa determinada data podemos escrever:

 

7. Pesquisa por um título ou link (URL)

Para ajudar a encontrar as palavras-chave e o nome de um artigo, basta digitar “intitle:” antes do termo de pesquisa, sem espaços entre elas. Para encontrar as palavras de um link (URL), há que utilizar “inurl:”

 

8. Encontrar sites semelhantes

Para quem pretender encontrar algo que goste nas fontes que está habituado a consultar, então basta acrescentar “related:” e de seguida o endereço do site principal.

 

9. Toda a frase

Escrever de forma precisa aquilo que já existe é a forma mais directa para encontrar aquilo que procuramos, mas isso não é possível para a grande maioria dos comuns mortais. Assim, usando as aspas, como se vê no exemplo abaixo, é a forma mais directa de obter aquele resultado que estamos mesmo atrás.

Se, por outro lado, escrevermos “here comes johnny singing oldies goldies” entre aspas, obtemos apenas esses resultados onde estas palavras aparecem apenas na ordem escrita o que acaba por ser tornar para, por exemplo, encontrar a letra de uma música quando apenas sabemos uma linha ou expressão.

 

10. Palavras de pesquisa sem importância

E como são 10 maneiras de pesquisar no Google, chegamos à última, não menos importante. Assim, para remover palavras sem qualquer importância de pesquisa na nossa consulta, basta simplesmente escrever um símbolo menos “-” antes de cada palavra.

 

Conhece mais dicas úteis de pesquisa no Google?
Exit mobile version