Pplware

10 dicas para usar no Raspberry Pi

Comprou recentemente um super mini PC Raspberry Pi e está a dar os primeiros passos? Então o Pplware deixa-me 10 dicas bastante úteis. Como já referimos em vários artigos, o Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

Vamos às dicas!

Muitas das operações que se realizam no Raspberry Pi são na linha de comandos. Por isso, as nossas dicas vão incidir essencialmente na linha de comandos (de referir que tais dicas podes ser usadas em outros sistemas Linux). Estas dicas foram testadas no Raspbian OS – uma distribuição baseada no Debian e optimizada para o Pi.

1) Auto Complete

Nenhum utilizador é obrigado a saber na totalidade os comandos e os caminhos onde se encontram os ficheiros. No entanto, a shell bash do  Raspberry Pi permite o auto-complete dos comandos usando para isso a tecla TAB

2) Historial de comandos

Usando o comando history, o utilizador pode ter acesso a todos os comandos executados anteriormente.   Se pretender executar novamente um determinado comando que já está no historial podemos simplesmente fazê-lo através do !<id_do_comando>. Com base na imagem seguinte, se eu quiser voltar a executar o comando clear podemos fazer !23. Saiba mais aqui

Para apagar todo o historial basta fazer history –c

3) Ir para inicio e fim do comando

Quem usa e abusa da linha de comandos, sente muita das vezes a necessidade de ir para o inicio e fim de um determinado comando. Para ir para o inicio de um comando basta carregar em CTRL + A. Para ir para o final de um comando, basta carregar em CTRL + E.

4) sudo !!

Permite executar o último comando como root. Bastante útil para quando executamos um comando e verificamos que não temos privilégio para executar. Então basta executar o comando referido.

5) Python web server

E se precisar de aceder rapidamente ao conteúdo de um directorio do PI através do PC? O comando python -m SimpleHTTPServer permite partilhar a árvore de directório corrente como se de um servidor HTTP. O acesso é realizado através do link http://<HOSTNAME>:8000/, onde o HOSTNAME corresponde ao nome da máquina. Simplesmente excelente.

Acesso via PC

6) Activar o protocolo SSH

O SSH (Secure Shell) também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente, através de um PC ou outro dispositivo. para activar o SSH basta executar o comando sudo raspi-config e proceder à respectiva activação. Saber mais aqui

7) Aceder à interface gráfica remotamente

Para quem não quiser ficar limitado ao terminal, pode também aceder ao ambiente de trabalho gráfico do PI. Para isso, basta que instale um programa que permita o acesso remoto, com suporte para o PI, para que o utilizador através de um PC /Mac se possa ligar ao miniPC. Para isso basta instalar o tightvncserver com o comando sudo apt-get install tightvncserver e correr o serviço com o comando tightvncserver – saber mais aqui

8) Screenshoots no PI

Uma das ferramentas sempre úteis em qualquer sistema é uma aplicação que permite tirar screenshots. Para o PI existem muitas mas umas das mais simples é o scrot. Para instalar o scrot basta executar o comando “sudo apt-get install scrot”. Para tirar screenshoots, basta abrir a linha de comandos e escrever scrot (o scrot tem várias opções que podem. Para as conhecer basta executar o comando “scrot -h”.

9) Aceda ao raspberryPI pelo nome

Certamente já lhe aconteceu querer aceder ao PI, e como este tem um IP dinâmico, o utilizador não sabe qual será o IP. Para resolver tal problema, o utilizador pode instalar o a avahi para aceder ao PI pelo nome. Para instalar o avahi basta executar o comando sudo apt-get install avahi-daemon. Os utilizadores do windows devem instalar o Bonjour Services para que tudo funcione.

Lembrem-se que o nome atribuído ao PIpode ser configurado em /etc/hostname

10) Saiba os processos que correm no PI, em tempo real

O comando TOP oferece um conjunto de estatísticas sobre o estado geral do sistema, assim como o “top” dos processos com maior actividade no sistema. Essa lista é apresentada e actualizada de 2 em 2 segundos.

Estas são algumas das dicas que costumo usar com muita frequência no Raspberry Pi. Para quem ainda é novato neste mundo, estas dicas são apenas um começo…há muitas muitas mais. Para isso, contamos com a nossa comunidade para partilhar quais os comandos/dicas que mais usa no PI. Ficamos à espera.

Exit mobile version