Não raras vezes os nossos sistemas operativos são infectados com aplicações que deliberadamente enviam informação para terceiros, sem que tenhamos disso conhecimento ou sequer tenha o nosso consentimento. A forma de actuar destas aplicações é sempre a mesma e por isso pode ser detectada por olhos mais treinados e com outros conhecimentos.
Para o normal utilizador este tipo de situações pode passar ao lado por não estar munido das ferramentas certas. Para ajudar um pouco nessa detecção existe o Xyvos System Explorer.
Esta aplicação permite que controle e monitorizem todos os processos que estão a correr na vossa máquina, que ligações estão a ser feitas de e para a Internet e que aplicações estão a ser iniciadas no arranque do sistema operativo.
O Xyvos System Explorer tem um comportamento que será útil. O refrescamento da informação é feito de forma automática e não têm por isso de se preocupar com a informação que apresenta ficar desactualizada.
É o agrupar de três funções que são extremamente úteis no processo de despiste de intrusões e sempre que desconfiarem que a vossa máquina está comprometida.
A sua interface divide-se em três separadores, cada um deles associado a uma função específica. No primeiro separador podem verificar quais os processos que estão a correr no sistema operativo. Vão poder ter acesso ao nome do executável, a localização do mesmo, o PID associado, uma breve descrição do mesmo, a empresa que disponibilizou o software e se este está assinado digitalmente.
Podem para qualquer dos processos, e mediante um clique do botão direito do rato, ter acesso a um menu que vos permite matar o processo ou pesquisar mais informação sobre este no Google.
O segundo separador contem a informação relativa às ligações de rede. Mais uma vez vão ter informação sobre o processo (nome, localização e PID), o tipo de protocolo usado para ligar à Internet (TCP ou UDP), o endereço local e respectivo porto, o endereço remoto e o porto onde estão a aceder e o estado dessa ligação.
Também neste separador podem terminar um processo ou pesquisar mais informação no Google.
O último separador apresenta a informação sobre os processos chamados no arranque do sistema operativo. É apresentado o nome da entrada, uma descrição, o nome da empresa que criou a aplicação e a localização do executável.
Também aqui podem eliminar entradas do arranque ou pesquisar informação sobre o executável que está a ser chamado.
Usem o Xyvos System Explorer para detectarem situações estranhas no vosso Windows. Podem terminar esses processos de imediato e tratar de resolver essa situação de forma definitiva.
O Xyvos System Explorer é uma mais-valia para todos os utilizadores do Windows ao permitir ver de forma detalhada o que se passa longe dos olhares dos utilizadores.