Quando inicio mais uma sessão de trabalho, preciso de ter várias aplicações abertas na abertura do Windows. Claro que podia colocar no arranque de cada sessão do Windows cada uma das aplicações, estas abririam como pipocas, mas…
Não, não gosto dessa forma, pois logo no início o Windows verifica uma série de pormenores, a minha suite de segurança procura actualizar a assinatura para a última versão ,a máquina está a ligar-se aos vários dispositivos de rede e mais vale não entupir os processos.
Pensei por isso, qual seria a melhor forma de despoletar cada aplicação, umas a seguir às outras, num compasso alinhado e sem perdas de tempo.
Apareceu-me o Xecutor. Esta ferramenta faz isso mesmo. Seja ao iniciar, seja durante a sessão de trabalho ou mesmo ao encerrar, podemos colocar na agenda eventos que levarão a aplicação a abrir ou a correr processos por nós agendados.
É muito simples e até podemos determinar a que dias da semana esses processos e ou aplicações devem abrir. Isto pode ser usado para muitas aplicações práticas, até para lembrar que no dia xpto temos que fazer uma cópia de segurança ou em X em X tempo temos de sincronizar os ficheiros com o servidor. Claro que agendamos a abertura da aplicação e podemos parametrizar mesmo o arranque da mesma.
Se quisermos colocar esses processos em modo silencioso a aplicação tem também algumas alternativas para que sejam executador quando não estivermos a ocupar a máquina.
Além destas opções e de outras que vão descobrir, podemos fazer com que o programa faça o encerramento da máquina (shutdown) em horários ou numa altura determina que o ordenamos a fazer. Simples e muito prática, vou dar-lhe várias tarefas e responsabilidades que me libertarão e me ajudarão a gerir vários processos rotineiros do dia-a-dia.
Descubram muitas outras formas de aplicar este programa.