Pplware

Word completa 25 anos de ‘reinado’

A “galinha dos ovos de ouro” da Microsoft soma e segue com a ferramenta de processamento de texto, agora sem o impopular assistente Clippy, na versão XP do Office. Por quanto tempo o Word vai ‘reinar’?

Mais de 500 milhões de utilizadores usam o Microsoft Word, numa altura em que o popular processador de texto completa 25 anos desde que foi criado por dois jovens ex-programadores da XEROX, Charles Simonyi e Richard Brodie, recrutados por Bill Gates e Paul Allen, em 1981.

Com um percurso inicial conturbado, cinco anos bastaram para o Word cimentar a sua influência e tornar-se numa ferramenta ao alcance de todos.

O primeiro Word surgiu no mercado em Outubro de 1983 como um processador para Xenix MS-DOS. Seguiram-se quatro versões, mas em 1989 a versão final chega ao sistema operativo Windows. Um ano depois, com o lançamento do Win3.0, as vendas do Word dispararam.

Ao Word 1.0 seguiram-se as versões Word 2.0 em 1991, Word 6.0 em 1993, Word 95, Word 97, Word 2002 (juntamente com o lançamento do Office XP em 2001) e Office Word 2007.

Clippy, odeio-te!

Fica para a história do famoso processador de texto do Windows o inolvidável auxiliar Clippy, uma das funções mais odiadas do Word 97 e que aparecia insistentemente no ecrã a ‘aconselhar’ o utilizador mais incauto. A pouca receptividade ditou o seu fim com o lançamento do Office XP.

Apesar da concorrência feroz com as novas soluções informáticas com código aberto, a Microsoft ainda tem o domínio nos processadores de texto. Daqui a 25 anos a história será outra… Ciberia

Exit mobile version