Coisas simples como implementar métodos de cifra WEP, WPA ou WPA2 podem evitar dissabores no fim do mês ou outros ainda piores.
O ideal mesmo era colocar um servidor de radius a fazer a autenticação e implementar 802.1x, mas isso é para outras guerras e para outros artigos.
Hoje vou falar do outro lado dessa segurança. Ou seja, da necessidade de memorizar a vossa chave de acesso. Quanto maior for essa chave maior será a segurança, naturalmente, mas por outro lado mais difícil fica de memorizar. E justamente quando precisarem dela vai ser aí que não se vão recordar ou que não vão saber do papelinho onde a têm escrita.
Para contornar esse problema apresento-vos o WirelessKey View. Este software olha para os SSID’s que têm configurados na vossa máquina e mostra-vos as chaves associadas.
É certo que existem já diversas ferramentas que vos permitem ter acesso a estes dados, mas esta, graças à sua simplicidade e leveza merece ser testada por vós.
Não é necessário instalar absolutamente nada no vosso PC, bastando descomprimir o zip para uma pasta e executar. A informação que pretendem estará à vossa frente em segundos.
Podem ver as características de um SSID em particular, exportar para um ficheiro de texto ou, caso pretendam, ver um relatório em formato HTML da informação que vos é apresentada.
Testem e descubram as chaves que foram introduzidas por aquele vosso amigo maníaco da segurança que não vos deixou ver qual era. Comentem com ele que acham que a chave é a que viram e vejam como ele se torce de raiva!!
Atenção que este software apenas vos mostrará as chaves WEP e WPA e apenas para os SSID’s que estiverem definidos no serviço “Wireless Zero Configuration” (WLAN AutoConfig no caso do Vista), ou seja, se usam clientes específicos das placas não vão obter dados.