Vou voltar a falar neste tipo de ferramentas. O que acontece quando vende um computador ou o entrega para dar “à troca” na compra de um novo?
Limpa a caixa, tira o pó acumulado no interior e formata o disco… deve ser pouco mais que isto certo?
Claro que se um disco vier formatado, o utilizador que o for usar aplica-lhe uma instalação logo de imediato por cima. O pior são os curiosos!
Se enviar um disco e este for colocado, por exemplo, nas mãos de uma aplicação do tipo GetDataBack Data Recovery, ficamos com muitos dados que aquele disco já guardou… mesmo achando o utilizador que o formatou e tudo o que lá havia tinha sido apagado.
Claro que se não tiver nada de importante, não há motivo para se preocupar, mas muitas vezes a nossa vida passa fortemente pelos dados guardados no nosso disco: são informações bancárias, é o nosso mail com muita informação privada, são as fotos das nossas férias e dos nossos momentos familiares, são informações profissionais sigilosas… enfim o que não faltam são exemplos.
O ideal será passar o seu disco por um processo de limpeza radical!
Wipe
Wipe é uma ferramenta gratuita, fácil e poderosa para limpar o historial de navegação do utilizador, para limpar os ficheiros index.dat, eliminar os cookies, limpar a cache, limpar os logs, eliminar os ficheiros temporários da Internet, apagar o histórico do auto-complete de pesquisas e quaisquer outros caminhos que o utilizador digitou e que lá ficaram impregnados no seu disco.
Mas não se ficam por aqui as limpezas! Tudo o que recolher dados, será limpo de forma eficaz e permanente.
Métodos de limpeza:
Existem 5 métodos de limpeza, no entanto na versão gratuita apenas 2 estão disponíveis:
- Standard delete – Este métodos permite limpar os dados, no entanto estes podem ser recuperados, digamos que é óptimo para usar, de vem em quando, para nossa manutenção programada.
- One Pass anti-recovery – Este método aplica uma passagem extra quando os ficheiros são assinalados como apagados, indicando ao sistema que os locais de armazenamento estão prontos a receber novos dados. O disco será uma única vez re-apagado. Bom, já não é fácil recuperar dados com este método, mas ainda é possível.
Os métodos seguintes aplicam algoritmos avançados. Estes métodos depois de aplicados tornam impossível a recuperação lógica dos dados existentes. O preço para licenciar estes métodos é de aproximadamente 7 euros.
- DODD 5220.22 – Método definido pelo Departamento de Defesa Americano. Sobrescreve os locais endereçáveis do disco primeiro com um caractere, depois com o seu complemento e por fim com um caractere aleatório. Definem esse procedimento como de limpeza do disco.
- Gutmann Anti-recovery – Mecanismo de remoção de dados usufruindo do método de codificação usado pela drive. Depois de partidos e removidos, jamais será possível criar partes lógicas dos dados separados.
- Russian GOST P50739-95 anti-recovery – Método que apenas faz uma passagem para remoção de dados. Altamente seguro e usado por forças militares.
Agora não tem desculpa para sofrer uma quebra de segurança ou uma evasão de privacidade por dados involuntariamente entregues a terceiros.