Pplware

WinZip 12.1 Build 8519

As ferramentas de compactação são ideais para muitos cenários, alguns deles tão específicos ao ponto de passarem ao lado do utilizador comum. Além da rotineira aplicação de comprimir pastas para agregar conteúdos e a de diminuir o tamanho para enviar por mail, estas ferramentas servem também de meio de transporte seguro para enviar grandes volumes (inteiros ou em partes) para os backups. É onde, hoje em dia, se dá muita importância a estas aplicações.

Existem muitos formatos para a compressão mas há sempre lugar para um melhor. É o que tenta fazer a equipa que desenvolve o WinZip, ao apresentar e melhorar o formato ZIPX.


Há alguns dias atrás, o nosso visitante Víctor Abreu, apresentou alguns valores comparativos entre os vários formatos existentes nos mais famosos programas de compressão.

Voltamos a refrescar esse post usando esta nova build do WinZip.

Lembram-se qual foi considerado, há uns anos, como o melhor compressor/descompressor do mercado?

Exactamente, o WinZip. Pois bem, este há alguns anos que começou a perder terreno para os seus principais concorrentes (WinRAR, 7-Zip, PeaZip, IZArc). Mas não está morto! Recentemente na apresentação da nova versão, lançou ou “inventou” um novo tipo de ficheiro – o .zipx.


Este tipo de documento é mesmo anunciado pela WinZip Computing Inc. como “o ficheiro zip mais pequeno de sempre”.

Este tipo de ficheiro abre apenas com o WinZip 12.1, estando disponível uma versão shareware (trial de 45 dias) para download e um update gratuito para os utilizadores do WinZip 12 possam usufruir da versão 12.1.

Todos os outros programas têm dificuldade em reconhecer este novo tipo de ficheiro.

No WinRAR:


No 7-Zip:


Logo, para todos os utilizadores do WinZip 12.1, tenham cuidado, se quiserem aceder a ficheiros comprimidos nem outros computadores, é altamente recomendado usar a extensão .zip, ou então terão de instalar o WinZip 12 nessas mesmas máquinas.

Mas este novo algoritmo é mesmo convincente?

Vamos aos testes:

Peguei num documento do Word 97-2003 de 32,5 kB:


Na verdade nos ficheiros pequenos não se nota uma vantagem, embora já haja um pequeno ganho.


Nesta caso foi usado uma pasta com documentos onde o tamanho era de 58MB, aqui, em ficheiros médios, já se nota algum ganho!


Mas sem dúvida que é nos ficheiros grandes que se nota o ganho e em proporções consideráveis, como podemos ver na tabela em cima.

Experimentei em imagens e de facto nota-se uma diminuição do tamanho dos ficheiros compactados, claro, ainda não tem a velocidade dos normais ficheiros .zip, sendo mais lenta a sua compressão, mas podemos já vislumbrar o aparecimento de novidades nesta área.

Comparativo:

Aproveitando o excelente artigo do Víctor Abreu e porque foi falado em vários comentários, resolvemos juntar esforços e fizemos um pequeno mas interessante comparativo.


Usamos 3 tipos de ficheiros: uma pasta com imagens, um ficheiro em Access e uma pasta com música. A máquina é a mesma para todos os cenários, o mesmo sistema operativo (Windows 7) e foram usadas as últimas versões de cada software interveniente.

Foram medidos tempos de compactação no WinRar, no WinZip e no 7-Zip. O plano de comparação no WinZip é com o .zipx.

Foram minuciosamente cronometrados os tempos e apresento-vos agora uma comparação tem termos de tempo e taxa de compressão.



Conclusão:

Por comparação, tendo em conta os resultados deste comparativo, a ferramenta mais equilibrada será o 7-Zip, estes dados são simples e não têm qualquer ciência, apenas senso comum. Tirem agora as vossas ilações.


Licença: Trialware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: Winzip 12.1 Build 8519 [13.09MB]
Homepage: WinZip

Exit mobile version