Os serviços de streaming trouxeram outro rumo ao suporte físico de vídeo digital. Serviços como Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Hulu e muitos outros são prova disso mesmo, mas não é por isso que a coleção de DVDs vai ser deitada fora ou para de crescer.
Se adquiriu um DVD num outro continente, se lhe ofereceram ou se simplesmente era “aquele” DVD que lhe faltava na coleção, provavelmente não o vai conseguir reproduzir no seu leitor de DVDs… mas não se preocupe, o WinX DVD Ripper Platinum dá-lhe uma mãozinha.
Já faz uns anos que o formato de DVD foi criado, mais precisamente 24 anos. Foi em 1995 que foi desenvolvido e, logo no ano seguinte, foi lançado pela primeira vez no Japão. Já nessa altura os DVDs estavam munidos do que atualmente conhecemos como DRM, nomeadamente associado ao sistema de encriptação CSS dos DVDs. Entre algumas proteções, uma delas é o código de região, que não é mais que uma técnica que permite aos distribuidores controlarem os locais, em todo o mundo, onde o DVD pode ser reproduzido. Parece complicado?
É simples: certamente já ouviu falar de filmes ou séries do Netflix, que só existem nos EUA e não estão disponíveis em Portugal. Para conseguirmos aceder a esses conteúdos, uma das possibilidades é utilizar uma VPN para simular a presença nessa região. Nesse sentido, o mesmo se passa nos DVDs, mas a limitação já mexe com outras coisas, nomeadamente com os leitores de DVD.
O código de região do DVD, basicamente, divide o planeta em 8 regiões. Dessa forma, assim que um DVD era lançado no mercado, se o produtor entendesse colocar restrições de reprodução numa determinada área do planeta, atribuía-lhe um código de região. Para cada região, os leitores de DVDs vendidos tinham o código respetivo. Dessa forma, não é possível reproduzir o conteúdo se o código do leitor não corresponder ao código do DVD.
É chato, verdade? Sim, mas há solução simples para isso.
O WinX DVD Ripper Platinum e as suas funcionalidades “mágicas”
O WinX DVD Ripper Platinum é um software considerado por muitos como o melhor para ripar DVDs. Permite então passar por cima da proteção de bloqueio de região dos DVDs. Os tempos são outros, a forma como podemos aceder aos conteúdos é outra, e a tecnologia evoluiu.
Assim, se tem DVDs na sua coleção que lhe exigem utilizar um leitor especial, existente noutra parte do mundo, isso pode facilmente acabar. Este software permite-lhe não só passar por cima dessa restrição, como também ripar todo o conteúdo do DVD para que possa ser visto na TV, computador, ou mesmo num iPhone ou smartphone Android.
Para tal, basta colocar o DVD na drive ótica do computador, abrir o WinX DVD Ripper Platinum e escolher o formato de saída pretendido.
Além da opção recomendada, que é “MP4 Video”, existem outros formatos. Depois de selecionado o formato, basta escolher o nível de qualidade pretendido, na pequena barra horizontal (LQ/HQ) e depois clicar OK e RUN.
O software não se fica por aqui
Além da funcionalidade referida, o WinX DVD Ripper Platinum permite fazer outras coisas que, certamente, poderão ser do seu interesse:
- Alto desempenho, com aceleração Level-3 por hardware, permitindo ripar um DVD completo em apenas 5 minutos;
- Qualidade de vídeo garantida com tecnologia de desentrelaçamento, permitindo uma qualidade sem perdas. Além disso, não perde o sincronismo com o som e não tem quebras de frames ou erros na proporção;
- Grande variedade de formatos de saída, como MP4, MKV, MOV, FLV, MP3, compatível com todos os modelos de TV, computador, iPad, iPhone, Android, etc;
- Permite remover as tecnologias de encriptação de DVDs, como região, UOP, Sony ARccOS e Disney X-project.
Simples de utilizar
Após iniciar o WinX DVD Ripper Platinum, basta clicar no botão Disc, selecionar a origem correta do DVD e premir OK.
De seguida, deve ser escolhido o formato de saída de acordo com o pretendido. Além da opção recomendada, que é “MP4 Video”, existem outras como AVI Video, iPhone / iPad, Android Phone, WMV, entre outros.
Depois, podemos ver a lista de todos os “Titles” disponíveis. Se for um DVD com proteção Disney X-project DRM, além da proteção de codificação no próprio vídeo, também aparecerão 99 títulos. A maior parte corresponderá a versões incompletas do conteúdo, mas o WinX DVD Ripper é capaz de detatar qual é o título principal.
Basta então selecionar o título correto, definir a pasta de destino em Destination Folder, e clicar Run.
De forma muito rápida, o WinX DVD Ripper vai ripar o conteúdo, utilizando aceleração por hardware Level-3. Ou seja, além de o Encoder e Decoder serem feitos por hardware, também é feito Processing que recorre ao GPU.
Após aguardar uns minutos, o vídeo fica totalmente ripado no seu PC. Note que o WinX DVD Ripper Platinum está disponível para Windows 10, Windows 8/8.1, Windows 7, Vista, XP, 2003, 2000 (32 & 64 bit) e Mac OS.
Gratuito, mas por tempo limitado [passatempo]
Como oferta nas comemorações do 13º aniversário deste software, a Digiarty Software está a fazer um software giveaway. Assim, está a oferecer uma licença gratuita do WinX DVD Ripper Platinum. Para isso, basta abrir a página da oferta, clicar em “Get Free” para fazer o download, e depois em “Guide to activate code” para perceber com ativar gratuitamente essa licença.
Além da licença no valor de mais de cerca de 50€, também ficará habilitado a ganhar uma Xbox One S e alguns acessórios.
O Pplware e o autor deste artigo, Hugo Cura, não se responsabilizam por uma eventual má conduta devido a instruções, inerentes ao artigo ou aos comentários, que possam resultar na utilização não autorizada de conteúdos protegidos.