P – Será possível compactar um ficheiro de 1,5Gb em apenas 170Mb?? R – Sim, é possível!
Debaixo deste GUI existe um compactador chamado UHarc que consegue compactar ficheiros bastante grandes, em algo bastante pequeno, mas claro que tem um sacrifício, este processo não é rápido, devido aos algoritmos e à taxa de compressão utilizada.
“UHarc é um compactador de ficheiros razoável, desenvolvido por Uwe Herklotz, sendo utilizado mais frequentemente com ficheiros multimédia devido a sua incrível taxa de compressão optimizada. Facto que comprova a sua utilização mesmo nos dias de hoje, o programa está ainda muito actual pois não é actualizado desde Outubro de 2005. Para se ter uma ideia, 1,5G (1524Mb) ao serem compactados, adquirem um tamanho aproximado dos 170MB.
Este usa algoritmos de compressão ALZ, PPM e LZP. Tem capacidade de criar ficheiros auto-extraíveis com simplicidade e facilidade. Existem algumas versões que utilizam esta ferramenta com uma “roupagem” diferente. Os mais populares são UHARC GUI e o WinUHA.”
Vamos então falar do WinUHA. Este GUI tem integração na shell do Windows, para facilitar a compressão e descompressão de ficheiros e permite criar um ficheiros auto-estraível “self-extractor” para facilitar a descompressão.
Volto a frisar que o seu grande problema, quando está a compactar ou descompactar grande volumes. é a velocidade. O algoritmo utilizado necessita de extensos cálculos o que exige dos processador velocidade e dinâmica e quanto melhor for o processador mais rápido se torna a tarefa.
NOTA: Este artigo foi escrito por Francisco Aragão para o Pplware.