Um dos maiores problemas dos netbooks é sem dúvida o tamanho do seu ecrã. Mas é suposto ser mesmo assim. Pequenos em tudo, desde o tamanho do teclado ao tamanho do ecrã.
O ideal era termos um pouco mais de ecrã ou pelo menos podermos “limpar” metade dos extras que o Windows nos oferece numa janela de um programa. Retirarmos a barra onde está o título da janela e os botões de minimizar, diminuir ou fechar. Se pudéssemos mandar para trás também a barra de estado da janela era perfeito.
Mas como não podemos fazer isso de forma nativa nada como recorrer a um software. E esse software é o Winsupermaximize.
O Winsupermaximize o que faz é um pouco o que os browsers nos mostram em modo kiosk. Remove a barra do título da janela (com os botões extra) e toda a moldura que o Windows aplica às janelas.
Passamos a ter assim a nossa área de trabalho rentabilizada ao máximo sem os extras (des)necssários e que apenas ocupam espaço útil.
Depois de lançada a aplicação, que fica residente na barra de tarefas, basta que seleccionemos a janela que queremos colocar em modo kiosk e carregarmos nas teclas Windows e F11.
Para saírem deste deste modo de kiosk basta que repitam a sequência de teclas que usaram para o activar.
Para potenciarem ao máximo esta aplicação recomendamos que diminuam ao máximo a barra do título e que coloquem a barra de tarefas a ocultar-se automaticamente.
Eis um exemplo comparativo do Notepad++ a correr num netbook com e sem o Winsupermaximize activo.
Esta aplicação portátil é uma excelente opção para quem tem netbooks e pretende aumentar a sua área de trabalho sem recorrer a monitores externos.