Pplware

WinSCP  – Aceder ao sistema de ficheiros do Linux via Windows e vice-versa

Como administrador de sistemas é muito comum aceder e transferir ficheiros entre sistemas Windows e Linux. Com os serviços/protocolos que existem atualmente, transferir ficheiros entre sistemas é quase como transferir localmente de um diretório para outro.

Aprenda a usar o WinSCP para aceder a partir do Windows ao sistema de ficheiros do Linux.


O WinSCP é uma das ferramentas mais populares para Windows uma vez que permite transferir facilmente ficheiros entre sistemas Windows e Linux.

O WinSCP é um cliente SFTP (SSH File Tranfer Protocol) e FTP (File Transfer Protocol), que usa o SSH (Secure SHell) e que disponibiliza uma interface gráfica idêntica ao explorer do Windows para gestão/transferência de ficheiros.

Como usar o WinSCP?

Do lado do Linux, é necessário ter o SSH server a correr e saber qual o endereço IP (podem usar o comando ifconfig) ou nome da máquina.

Para saber se o OpenSSH está em execução na máquina Linux usem o comando:

systemctl status sshd

Do lado do Windows, basta instalar o WinSCP e indicar qual o endereço IP/nome da máquina remota Linux e inserir as respetivas credenciais de acessos. Em seguida devem carregar em Login.

É também possível gerir e gravar as sessões, acedendo a Gerir.

Se tudo estiver bem configurado, o WinSCP apresentará o sistema de ficheiros do Windows e do Linux.

A partir daqui estão disponíveis todas as operações básicas para gestão de um sistema de ficheiros como, por exemplo, copiar, colar, cortar, renomear, criar diretórios, etc.

Principais funcionalidades do WinSCP

Esta ferramenta facilita em muito a transferência de ficheiros entre sistemas e também a gestão e edição dos mesmos. Além da autenticação via credenciais, é possível usar chaves RSA/DSA (Fica para um próximo tutorial).

Experimentem!

Exit mobile version