Todos os que usam o teclado de forma realmente produtiva sabem bem da sua vantagem face ao rato. Conseguimos, com os atalhos certos, efectuar tudo o que realizaríamos com o rato, mas de forma mais rápida e directa.
Evitamos também problemas de saúde e conseguimos, com certeza, ser mais produtivos e mais rápidos a realizar tarefas.
Desde as primeiras versões do Windows que podemos usar atalhos (alias) para chamar algumas funções e programas que estão instalados no Windows, mas nunca nos foi permitido gerir esses atalhos. Com o Win+R Alias Manager tudo ficou mais simples e mais rápido de gerir.
Estes alias de texto podem ser usados na janela de Execução do Windows para chamar os programas que pretendemos e que queremos que sejam lançados. Basta escrever nessa janela Chrome ou Firefox para que um desses browsers seja chamado.
Esta função não se limita a dar-nos acesso a esses programas e pode ser também usadas para chamar a janela de DOS (cmd) ou o teclado virtual do Windows (TabTip). As hipóteses são muitas e nunca foram bem exploradas e apresentadas.
Com o Win+R Alias Manager essa gestão ficou mais simplificada pois vão poder gerir esses atalhos do sistema de forma simples e rápida.
Para além de poderem editar os que estão já presentes, podem também adicionar novos ou remover alguns que estejam e que não sejam do vosso interesse.
A adição de novos alias é feita com o simples preenchimento de 2 simples campos. Em primeiro lugar o texto que devem escrever para chamarem a aplicação escolhida e em segundo lugar o caminho para o executável pretendido. Podem também aí definir flags ou campos adicionais que pretendam usar.
Existe ainda a possibilidade de definirem se pretendem que o caminho completo seja usado, indispensável para certas aplicações, e se pretendem que esse alias seja disponibilizado a todos os utilizadores do sistema.
Em qualquer altura podem testar os alias que criaram. A interface do Win+R Alias Manager tem disponível a opção de execução dos alias presentes.
O Win+R Alias Manager disponibiliza ainda um pequenos menu de contexto para cada entrada. Através dele podem aceder a todos os elementos disponíveis na interface, adicionando-lhe ainda a possibilidade de o executarem, aceder à localização do executável ou de o exportarem.
As configurações do Win+R Alias Manager limitam-se à possibilidade de activarmos as confirmações de eliminação, substituição e de execução. Podem ainda decidir que pretendem usar ícones pequenos para apresentar os alias na interface.
Usem o Win+R Alias Manager para gerirem os vossos atalhos de sistema, podendo controlar a forma como estes são chamados e que funções vão ser usadas. É simples e rápido de usar.
Podem ainda com esta aplicação ver quais os que estão disponíveis para serem usados e criarem novos que pretendem usar.
Com estes alias e com a utilização mais eficiente do teclado vão conseguir ser bem mais produtivos e eliminar (quase) de vez o vosso rato.