Os sistemas operativos são compostos por diversas partes que se ligam entre si e que como um todo nos dão as funcionalidades que usamos. As partes mais core estão normalmente associadas a serviços que o próprio sistema gere.
Para termos o nosso sistema operativo a funcionar de forma plena estes serviços têm de estar a correr e não devem parar. Para monitorizarem estes serviços de forma simples e os gerirem de forma descomplicada podem usar o Windows Service Monitor.
Esta ferramenta, que não foi desenvolvida pela Microsoft tal como o nome poderia indiciar, permite que tenham controlo e monitorização sobre os serviços que entenderem ser críticos para as funções que o vosso sistema operativo vai desempenhar.
O Windows Service Monitor está sempre a monitorizar os serviços da vossa máquina e caso um deixe de estar disponível, alerta-vos para esse facto. Porque existem muitos serviços no Windows e nem todos têm a mesma importância, o Windows Service Monitor permite que escolham quais os que pretendem ver monitorizados.
Depois de lançarem o Windows Service Monitor este coloca na Área de Notificações do Windows um novo ícone e é com um esquema de cores (verde, amarelo e cinzento) que a alarmística é feita.
O esquema de cores é simples de entender. Verde indica que todos os serviços escolhidos estão funcionais, amarelo indica que pelo menos um desses serviços está com problemas e o cinzento indica que todos os serviços escolhidos estão com problemas.
Ao clicarem no ícone do Windows Service Monitor podem ver o estado dos serviços escolhidos, através da utilização do mesmo esquema de cores. E porque o Windows Service Monitor não se limita a ser uma monitorização, podem clicar num dos serviços apresentados para que seja alterado o seu estado. Assim, podem activar ou desactivar um serviço com um simples clique em cima dele.
A escolha dos serviços a serem monitorizados é feita de forma muito simples. Basta que acedam à configuração do Windows Service Monitor e aí escolham quais os que pretendem. A caixa da esquerda mostra os serviços que estão definidos no Windows e a da direita os que iram ser monitorizados. Basta que usem as setas para os mover entre as caixas.
Podem ainda nesta interface de configuração definir se o Windows Service Monitor é iniciado no arranque do Windows.
O Windows Service Monitor é uma excelente ferramenta para que possam monitorizar e controlar os diferentes serviços que têm a correr no vosso Windows.
Com um simples clique vão poder activar ou desactivar um dos serviços que queiram controlar e assim evita que tenham de estar a aceder à consola de gestão do Windows.