O Windows Live Messenger é a nova geração do MSN Messenger, segue na linha dos novos serviços online da Microsoft, chamados de Windows Live. Este salto do messenger introduz novos recursos além de incluir os já existentes no MSN Messenger. O Windows Live Messenger surgiu depois da proposta da Microsoft em reunir os serviços do MSN ao sistema operativo Windows. Esta versão 8.5 é o sinal de aproximação do Live Messenger ao Windows Vista.
Existem várias modificações ao longo das actualizações do Windows Live Messenger, e foram adicionados vários recursos novos, como por exemplo:
- Comunicação offline, ou seja, o utilizador pode enviar mensagens com o seu estado offline, como se não estivesse ligado, possibilitando ver quem está online sem que este o vejam a si.
- A última imagem de exibição seleccionada será armazenada remotamente, e a mesma poderá ser apresentada em qualquer computador que esteja a usar.
- Também é possível deixar mensagens para um pessoa offline, até que a mesma entre novamente e as receba.
- Escolha da cor das janelas de conversa e a da lista de contacto, além de poder colocar uma imagem no fundo da lista de contactos (salvando-a na pasta do Messenger como lvback.gif).
- Agora é possível esconder a tab de patrocínios, localizada na esquerda do programa, além de poder trocar a ordem dos separadores.
- Possibilidade de colocar um apelido num contacto da sua lista, renomeando o mesmo sem precisar de programas especiais, como acontecia anteriormente.
- Pasta de partilha entre utilizadores.
- Pesquisa rápida de contactos.
- Chamar o contacto para uma conversa, imitando um telefone, serviço semelhante ao Skype (este recurso apenas foi melhorado e teve o seu nome modificado).
- Windows Live Favorites, onde o utilizador adiciona os seus sites favoritos, como no “Favoritos” do navegador de Internet, mas com a vantagem de que terá esse site gravado no seu Messenger, podendo usá-lo em qualquer computador.
- Além de poder organizar os contactos por online e offline e por grupos (Amigos, Família, etc.), é possível organizá-los por espaços actualizados recentemente, ou seja, a última pessoa a actualizar o seu Windows Live Spaces ficará no topo da lista.
Esta versão vem mais completa, além de todas as ferramentas enunciadas anteriormente podemos contar agora com um conjunto de outras.
As aplicações propostas para instalação não são todas novas, a Microsoft decidiu reunir a sua instalação nesta versão do Live Messenger. Assim temos…
- Sign-in Assistent que auxilia o utilizador a autenticar-se nos vários serviço Live
- Writer, ferramenta já conhecida que permite publicar conteúdos nos blogs de forma mais simples
- Mail, um cliente de correio electrónico que lhe permite de forma fácil gerir a sua correspondência
- Toolbar, esta barra de ferramentas incorpora várias aplicações de pesquisa e defesa, além disso agrupa inúmeros serviços Live
- Photo Gallery é uma aplicação bem ao estilo Windows Vista, gere as suas imagens de forma mais completa, possibilita-lhe rapidamente identificar o local onde está guardada, em que data foi tirada entre outros aspectos de localização, depois agrega serviços de publicação web, impressão, gravação e reparação de aspectos técnicos.
- Family Safety é uma ferramenta que poderá auxiliar os encarregados de educação a ter “mão” nos conteúdos que poderão ser ou não vistos pela sua família.
Pessoalmente notei uma demora na instalação que deverá ser corrigida de futuro nas versões estáveis.