O Windows XP foi o primeiro sistema operativo a incluir no seu sistema de segurança uma Firewall, até então não existia um serviço regulador de tráfego oriundo das várias redes que acoplavam no nosso sistema operativo.
Uma das carências da Firewall do Windows é a fraca maneabilidade permitida ao utilizador para gerir as várias opções desta ferramenta de segurança. O próprio interface de gestão da Firewall é pobre em campos personalizáveis, retirando ao utilizador menos experiente, a oportunidade de “afinar” as politicas de segurança reguladoras do transito de dados.
Já falamos aqui nalgumas ferramentas que apareceram para colmatar esta ausência, hoje falo-vos no Windows Firewall Port & Application Manager.
Não necessita de instalação, apresenta as politicas aplicadas, regras e opções em janelas lado-a-lado, para uma melhor percepção das opções ligadas e desligadas, optimiza o formato de gestão da Firewall para um controlo em tempo real das politicas de segurança imediatas, entre alguns outros aspectos ligados à informação do seu estado.
É simples de entender, não vem trazer muito mais ao que já existe, mas vem melhorar substancialmente a forma de perceber e de aplicar medidas de segurança através da Firewall.