De forma a celebrar o 3º aniversário do Peopleware, mesmo com a falta de tempo que me atormenta, apresento-vos o Windows 1.0.
O Windows 1.0, como o próprio nome diz, foi a primeira versão final do Windows que na época foi vendida por $99. Este Windows na realidade não era um sistema operativo próprio mas sim um interface que fazia a ligação entre o DOS e o utilizador.
Este sistema operativo, que foi lançado a 20 de Novembro de 1985, necessitava como recursos mínimos o MS-DOS 2.01 256 KB de RAM e claro um disco rígido. O MS-DOS da altura só conseguía suportar 1 MB de aplicações tentando mesmo assim criar um sistema multi tarefa.
Os computadores dessa década (XTs) tinham apenas 512Kb de memória.
Primariamente este Windows foi lançado em 4 disquetes de 360KB cada, uma contendo o famoso jogo Reversi, um calendário, um bloco de notas, uma calculadora, um relógio, o “command prompt”, o Write, o Painel de Controlo, o paint, além de programas de comunicação.
Nesta altura já permitia a utilização do rato, o sistema de janelas e de ícones. Como ainda era a versão 1.0 não suportava a sobreposição de janelas.
Uma coisa que ficou também na história, foi a publicidade televisiva por parte da Microsoft com Steve Ballmer. Se olharmos agora para esta publicidade faz-nos lembrar a venda de artigos nas feiras ou nalgum leilão… o que faz a época!!!
Na publicidade, se repararem, aparece uma imagem de um Pontiac Trans-Am que nos anos 80 estava muito na moda devido à série Knight Rider (O Justiceiro em Portugal).