Depois de termos ontem apresentado uma ferramenta para Mac que permitia gerirem as janelas activas do vosso ambiente de trabalho, o Divvy, é hora de ficarem a conhecer uma alternativa tão boa ou melhor para Windows.
O Window Manager é uma ferramenta que vem complementar e melhorar uma das novidades que a Microsoft apresentou no Windows 7, o Aero Snap. Vamos então arrumar o nosso espaço de trabalho de forma realmente útil.
Esta pequena aplicação, e tal como referido antes, permite que arrumem as vossas janelas activas de forma simples, mas ao mesmo tempo metódica e com régua e esquadro.
A sua principal característica reside no facto de, recorrendo a uma matriz, podermos definir qual o espaço e o local pretendemos que uma determinada janela ocupe. Para a utilizarmos basta que tenhamos activa a janela que pretendemos mover e dimensionar e chamemos essa matriz. Depois escolhemos a zona da matriz que pretendemos ocupar e está feito. A janela é então redimensionada e movida para o local que indicamos.
A matriz tem a dimensão do ecrã e pode ser dividida no número de unidades que bem entendamos. Conseguimos assim afinar o grau de controlo que pretendemos ter.
Para além da possibilidade de redefinirmos a localização e dimensão de uma janela podemos apenas centrá-la. Basta para isso que, tal como esperado, escolhamos a opção Move to center. É ainda possível definir alguns perfis a aplicar às janelas. Indicamos a localização destas e a escala de redimensionamento que pretendemos. A criação destes perfis é feita na zona de Quick Sizes da configuração.
As restantes opções de configuração são simples. A primeira e a que vão provavelmente alterar é o tamanho da matriz. Podem ainda definir atalhos para chamar directamente as duas opções na janela. Em termos de aparência podemos apenas escolher uma imagem ou uma cor sólida para o fundo da interface da aplicação.
Se não definirem, ou pretenderem não usar, atalhos a aplicação vai estar na Área de Notificação e ai podem gerir toda as vossas janelas.
É sem dúvida uma excelente aplicação para vos ajudar a manter o vosso espaço de trabalho arrumado. A particularidade de ter uma versão portátil torna-a ainda mais interessante.
Que me desculpem os fãs e utilizadores de Mac, mas desta vez nós, os utilizadores de Windows, estamos mais bem servidos. Existem diferenças que tornam esta ferramenta muito mais completa, quando comparada ao Divvy. Nem que seja o facto de esta ser completamente gratuita.