O Windows 7 é sem margem para dúvidas o melhor sistema operativo alguma vez desenvolvido. A sua polivalência destaca-o dos restantes sistemas operativos e confere-lhe um elevado grau de usabilidade. O utilizador pode adaptar o sistema operativo às suas necessidades de forma simples sem grande trabalho. Além disso, é fértil o mercado das aplicações de terceiros que o potenciam para lá do que traz de fábrica.
No Windows 7, a Microsoft organizou os menus de forma diferente. em relação às versões anteriores, criando uma nova área. Chamou-lhe Biblioteca e fez uma separação por conteúdos.
O menu Bibliotecas agrega os directórios de Documentos, de Música, Imagens e Vídeos. Podemos facilmente criar mais algumas pastas, personalizando-as para estarem acessíveis do mesmo ponto que as restantes já faladas.
Win7 Library Tool
Esta alteração e criação pode ser feita de forma manual, mas se prefere uma gestão personalizada, o Win7 Library Tool ajudará na criação e personalização dessa tarefa.
Não será uma pérola de aplicação, principalmente porque apenas facilita e agiliza a criação e gestão desta área de acesso aos ficheiros. Mas ajudará a construir uma Biblioteca à medida.
Basicamente permite que sejam criadas novas pastas/atalhos, personalizadas, detalhando que tipo de conteúdo será lá dentro encontrado. Esta informação permite depois ao Windows, disponibilizar na barra de menus, os acessos às ferramentas acessórias. Por exemplo se colocar que dentro destas pastas serão colocadas músicas, quando abrir esta pasta o Windows disponibilizará na barra de menus o link para reproduzir no Windows Media Player todas ou apenas as músicas seleccionadas.
Como referi, estas bibliotecas permitem criar os tais atalhos para várias zonas do disco, desta forma é como se estivéssemos a compilar, por exemplo, uma zona de acesso às nossas pastas/conteúdos favoritos.
O interface é muito simples e intuitivo, os botões são expressivos e dão de imediato a entender para que serve cada acção. Tarefa que só por si é simples.
Depois permite uma pré-visualização do menu Bibliotecas já com as suas alterações produzidas. Verifique se está conforme pretendia.
Estas alterações podem ser agregadas ao normal sistema de visualização do Windows Explorer, ficando uma pasta de acesso rápido na zona de Bibliotecas e será “vista” como tal pelo sistema operativo.
Fica a sugestão, não será nada que não se faça com alguns cliques, mas desta forma é também mais simples e realiza a tarefa em modo assistido.