As redes sem fios conseguem dar-nos a mobilidade necessária dentro dos nossos espaço de trabalho ou nas nossas casas. Temos a possibilidade de escolher o local onde pretendemos usar o nosso computador e não precisamos de nos preocupar com cabos ou ligações.
Mas tal como nos podemos usar essas redes outras pessoas podem tentar usar e até conseguir acesso a essas redes sem que o pretendamos. Exploram vulnerabilidades e ataques de força bruta para acederem à nossa rede, que não tem fronteiras físicas bem definidas e que muitas vezes não controlamos.
Ferramentas que nos permitem analisar os clientes ligados à nossa rede permitem que descubramos eventuais intrusos e utilizadores indesejados. O WiFi Guard é uma ferramenta multiplataforma que nos permite analisar os utilizadores que estão nas nossas redes e saber um pouco mais sobre cada um.
Os problemas de segurança que estes utilizadores indesejados levantam ao usarem a nossa rede podem ir muito além do consumirem os nossos planos de acesso à Internet. Uma vez dentro das nossas redes podem explorar outras vulnerabilidades nos nossos sistemas operativos e assim aceder aos nossos dados ou eliminar informação importante.
Com o WiFi Guard vão poder detectar os equipamentos que estão ligados à vossa rede e assim identificar os que são realmente confiáveis e que podem usar a rede dos que não deviam estar a ela ligados e que estão indevidamente a fazer uso dela.
Está disponível para Windows, Linux e Mac OS e permite que a experiência de utilização seja transversal em qualquer um dos sistemas operativos.
A interface do WiFi Guard é simples de usar e pode ser deixado em modo automático para que detecte sempre novos equipamentos em análises periódicas.
O WiFi Guard consegue detectar os equipamentos ligados à rede, verificar quais os que estão activos e aqueles que têm firewall a garantir a sua segurança.
Depois da pesquisa de novos equipamentos, seja na primeira vez que corre ou nas actualizações periódicas subsequentes, e sempre que sejam detectados novos equipamentos, o WiFi Guard alerta os utilizadores para a presença desses novos equipamentos na rede.
Com essa informação podem verificar se as máquinas detectadas são autorizadas ou se necessitam de tomar alguma medida de segurança especial.
Cada uma das entradas, ou equipamentos, pode ser acedido e verificado. A informação mostra o endereço IP atribuído ao equipamento, o seu endereço Mac e um texto que podem alterar para o identificar posteriormente de forma mais simples.
As configurações do WiFi Guard permitem que escolham qual a interface a ser usada para a detecção de equipamentos na rede, a quantidade de equipamentos que devem ser procurados em simultâneo e qual a periodicidade dessa mesma pesquisa.
Podem ainda definir se pretendem que o WiFi Guard seja iniciado no arranque do sistema operativo e mais algumas opções da sua interface.
Usem o WiFi Guard para monitorizar de forma activa as vossas redes sem fios e para detectar intrusos na vossa rede. Periodicamente são feitos scans para detectar novos equipamentos e novos utilizadores, eventualmente não autorizados.
Depois de detectados estes intrusos necessitam apenas de aplicar nos vossos routers wifi as regras para serem banidos e aumentar a segurança dos mesmos para eliminar de vez essas entradas não autorizadas.