Pplware

Wicd Network Manager no Ubuntu

Uma alternativa ao Network Manager

Uma das ferramentas que sempre apreciei no Ubuntu foi o Network Manager, uma applet que permite gerir todas as ligações de rede (wired, wireless, 3G e Bluetooth).  Com o Network Manager aplicação, qualquer utilizador consegue configurar facilmente um computador para aceder a uma rede (..ainda me lembro dos 15 passos que eram necessários para configurar a universitária eduroam num Windows Vista….e apenas 4 ou 5 no Ubuntu usando o Network manager). Ontem lembrei-me de procurar se existiam alternativas ao Network Manager e após algumas pesquisas encontrei o Wicd Network Manager. Vamos testá-lo.

O Wicd Network Manager é uma aplicação semelhante ao Network Manager, cujo objectivo é gerir perfis de rede. Para começar vamos proceder à remoção do Network Manager e vamos instalar o Wicd Network Manager.

Para tal, abrimos o Ubuntu Software Center e mandamos remover o NetworkManager

Depois de desinstalado, vamos proceder à instalação do Wicd Network Manager. Para tal, mandamos procurar por Wicd e carregamos no botão Install

Depois de instalado, pode simplesmente mandar fazer um restart ao sistema para que a nova aplicação comece a gerir as placas de rede da máquina.

Após restart, aparecerá na barra superior um novo ícone, que está associado ao Wicd Network Manager. Carregando com o rato sobre esse ícone, podemos de imediato aceder às configurações e perfis de rede.

O Wicd Network Manager, permite configurar facilmente um endereço estático e respectiva mascara de rede, gateway e DNS. Numa rede onde existe um serviço de DHCP, o utilizador apenas tem de retirar o visto da checkbox Use Static IPs

Algumas características do WICD

Considerações finais

Após a análise, considero que o network manager continua a ser uma aplicação de topo para gestão de configurações de rede. No entanto, o WICD é uma alternativa viável para quem se liga via cabo ou wireless, tendo um interface “simpático”. Se algum dia o vosso network manager encravar, o WICD pode ser o substituto.

Artigos relacionados


Download: Outras distros
Homepage: WICD

Exit mobile version