Qual a criança que nos dias de hoje não acede à Internet? E o que fazem por lá enquanto os pais não estão presentes?
Estas são questões pertinentes e que preocupam muitos encarregados de educação que temem pelas facilidades e predadores da Internet, assim como a visualização de conteúdos menos aconselhados.
Já apresentamos algumas aplicações (para Windows e Linux) para controlo parental aqui no pplware (ver artigos relacionados). Hoje trazemos o Web Content Control, um GUI que disponibiliza funcionalidades para controlo de acesso a conteúdos Web, Proxy e Firewall.
O Web Content Control é um sistema que permite filtrar conteúdos Web, baseado no Dansguardian e em outras ferramentas como por exemplo o tinyproxy+firehol.
Desta forma, o utilizador tem à sua disposição uma poderosa ferramenta que permite bloquear todo o tipo de conteúdos Web como por exemplo sites de pornografia, vídeos, imagens, etc.
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar facilmente no Ubuntu, abrimos o Ubuntu Software Center, depois Edit—>Software Sources. Depois escolhemos o separador Other Software, carregamos em Add e adicionamos o repositório:
ppa:webcontentcontrol/webcontentcontrol
Depois de adicionar o repositório, voltamos ao menu principal do Ubuntu Software Center e procuramos por: webcontent . Para instalar, basta carregar no botão Install.
Depois de instalado,podemos executar o Web Content Control através do menu Applications—>System Tools e escolhemos Web Content Control
Como podem ver pela imagem seguinte, o Web Content Control disponibiliza muitas funcionalidades dando assim a flexibilidade ao utilizador de configurar as mais diversas regras de acesso.
Através do interface bem organizado, o Web Content Control permite activar/desactivar os serviços FireHol, TinyProxy e DansGuardian.
Como o Web Content Control, o utilizador pode:
- Definir quais os websites que prendem bloquear
- Escolher uma das configurações já pré-definidas
- Definir a que hora/dia/mês as regas são aplicadas
- Criação de regras por palavras, frases, urls, IP’s
- Bloqueio de ficheiros por extensões (ex. .jpg, .pdf)
- Criação de Whitelists e Blacklists
- Bloqueio das placas de rede
- Registo de todas as acções dos utilizadores
- Protecção com password no acesso ao Web Content Control
- …entre muitas outras opções
Através do separador Language, o utilizador pode ainda personalizar uma página web que será apresentada no browser quando um utilizador tentar aceder a um site bloqueado ou pesquise por uma palavra que se encontre numa blacklist.
Em Resumo..
O Web Content Control (Dansguardian + tinyproxy + firehol) é uma das ferramentas open source mais completas e eficientes que testei, no que se refere ao controlo parental. Disponibiliza muitas opções e filtros que permitem a criação das mais diversas regras, funcionalidades de proxy e firewall.
Artigos relacionados