WaveSurfer é uma ferramenta multi-plataforma para reprodução e edição de som. Eu sei que o leitor conhece muitas aplicações do género. Sei também que existem muitas com características mais avançadas do que esta, no entanto esta tem uma particularidade ou… uma singularidade. Exactidão na reprodução da voz humana.
Esta aplicação foi-me referenciada por uma amiga, terapeuta da fala. Os profissionais da área, trabalham com várias ferramentas para analisar determinados posicionamentos da voz e da fala. Esta permite “ver” a curva melódica.
É a tecnologia empregue na gravação e reprodução do som da nossa voz que faz toda a diferença. Os codecs utilizados dedicam uma especial atenção às particularidades do som que emitimos.
Características principais:
- Interface flexível – Permite manipular múltiplos sons.
- Reproduz formatos comuns – lê e escreve nos formatos WAV, AU, AIFF, MP3, CSL, SD, Ogg/Vorbis, e NIST/Sphere.
- Suporta formatos de transcrições – Lê e escreve HTK (e MLF), TIMIT, ESPS/Waves+, e Phondat. Suporte para codificações e Uni-código.
- Tamanho de ficheiros ilimitado – Grava e reproduz directamente do disco para o disco.
- Análise de som – Utiliza um especto grama e análise “load” e de “pitch”.
- Personalizavel – Os utilizadores podem criar as suas configurações para a ferramenta.
- Extensível – Podem ser aplicadas novas funcionalidades à aplicação através de plugins.
- Embutível – WaveSurfer pode ser utilizado como um widget.
Os efeitos e filtros utilizados são comuns a muitas outras aplicações, pese embora o facto, destes serem desenvolvidos pelo Centre for Speech Technology, organização sueca que agrega vários projectos gratuitos de técnicas e recursos para o estudo da fala.