Uma das novidades do Windows 7 foi a sua nova barra de tarefas. Mais polida, mais interessante sob o ponto de vista das funcionalidades. A pré-visualização das janelas minimizadas – numa espécie de miniatura – veio trazer um maior controlo sobre o que queremos de facto abrir. Além disso, trouxe uma disposição nova para os ícones que fazem despoletar as aplicações (afixar na Barra de Tarefas). De sistema (aqui nesta opção) estes ícones podem estar em dois tamanhos.
Um tamanho é grande – o que aparece depois determinada a instalação – e mostra os ícones com excelente destaque, o outro é mais discreto e faz da barra uma figura com menor papel na cena do ambiente de trabalho. Mas até isso pode ser alterado com as ferramentas certas. Vamos explorar por isso esta: W7 Taskbar Tweaker.
Não é nenhuma pérola mas para quem quer personalizar os ícones e, fundamentalmente aumentar o tamanho das miniaturas das aplicações minimizadas, então temos aqui candidato.
Não requer formação intensiva, não necessita de instalação e é muito básico naquilo que tem para oferecer. Com uma Slide bar aumente ou diminua os ícones da barra de tarefas do Windows, aumente ou diminua as miniaturas da barra e combine a altura certa para ter estes novos efeitos ao seu serviço, visto poder contar por parte da ferramenta de auxilio na exaustão da taskbar.
Para que os efeitos sejam visíveis terá de reiniciar o explorer ou reiniciar a máquina, mas eu acho que é mais simples ir ao Gestor de tarefas do Windows (teclas Ctrl+shift+Esc), terminar o processo explorer e no primeiro separador, Aplicações, clique no botão Nova tarefa e escreva explorer. exe. Clique no botão OK e espera que o explorer seja de novo iniciado, evita que a máquina seja toda ela reiniciada e verá logo os efeitos aplicados. Se não gostar, a aplicação repõe o original.