Por Pedro Soares para o Pplware O cenário é simples de perceber, provavelmente até é comum a muitos dos que me estão a ler. Há uns dias estava a “tentar” organizar uma colecção que pessoalmente prezo bastante… ora deixa cá ver, aquele álbum, fulano pediu, eu emprestei o outro foi o beltrano que pediu e eu emprestei e os dois que faltam aqui… não me lembro ou já não estou com a pessoa há algum tempo! Solução?
Lá vou eu aos torrents. Então comecei por abrir o µTorrent… mas dei por mim a pensar no Vuze. Bom daí para a frente uma relação duradoura. Propus ao Vítor uma chamadinha a este software, visto já há anos não se fala nele. O Vítor contrapôs com o convite a apresentar o post. Aceite!
O que é o Vuze? Este nome provavelmente é estranho a muitos, mas se vos falar de Azureus, trará muitas recordações a muitos de vocês correcto?
No “longínquo” ano de 2003, onde tudo era muito mais simples do que agora, o Azureus era o Cliente Bittorrent de excelência, no entanto a sua construção em Java davam-lhe um ar pesado e balofo mas continuava a ser muito utilizado. Veio o ano de 2007 , o seu nome mudou definitivamente para Vuze e a partir daí foi esquecido por muitos. Eu como gosto de por vezes dar uma olhada em software que já não uso há muito tempo, dei o braço a torcer e decidi usá-lo.
Antes de mais, deixo o aviso que ao instalarem devem fazê-lo com cuidado, isto porque não devem instalar aquelas barras no browsers, enfim, um pouco do que se passa também com o µTorrent, que é por vezes aborrecido.
Comecei por achar o programa bastante interesante gráficamente e reparei que era uma aplicação que tentava tornar tudo aquilo numa comunidade all-in-one do mundo dos P2P.
Além da capacidade de pesquisar por torrents, nos mais conhecidos trackers, este descarrega-os automaticamente e ainda beneficiamos da denominada Vuze HD Content. Temos acesso a vídeos de alta qualidade, que qualquer um pode inserir, usando-a como sistema de partilha, o vídeo é descarregado para o nosso computador e partilhado depois com outros utilizadores que também o desejem, é engraçado saber que os grandes estúdios colocam os trailers dos seus filmes nesta rede
E a lei do dar para receber? Aí entra o bom senso de cada um. Tambem podem colocar o vosso conteúdo e ter algum lucro com ele. Consultem o site do Vuze para mais informações.
Tem a capacidade de criar o vosso próprio tracker para distribuírem conteúdos de grande dimensão para os amigos e familiares, por exemplo. Eu esta função ainda não explorei, portanto não me posso alargar muito, mas será útil a muita gente, digo eu.
Uma funcionalidade que achei também interessante foi o das subscrições, que nos permite ser informados quando surja novo conteúdo nos trackers. Para quem gosta de series, este recurso pareceu-me muito interessante.
Mas o que mais me chamou atenção foi uma tab que dizia Devices, pelo que eu percebi, está agora a ser implementado um sistema que permite converter os filmes e afins descarregados pelo vuze, para formatos compatíveis com vários dispositivos: iPod, iPhone, TV, etc…, no entanto não possuindo estas ferramentas não consegui testar a sua qualidade. Certo é que ainda está em fase beta, algo de novo será de esperar nos próximos tempos.
Resta-me referir que tem suporte a um grande leque de plugins tudo a vontade do freguês. Creio que já muito foi dito, deixo o resto para explorarem, sem esquecer de dizer que este programa de certo modo é um “papão de recursos”.
Deixo em baixo as suas características:
- Capacidade de partilhar torrents com os amigos e receber «friend boosts»
- Download de conteúdo de alta qualidade e oficial da Vuze Network.
- Chatting entre amigos
- Comentários classificações avançados
- Busca de conteúdo
- Publicação de conteúdo
- Exportar media para dispositivos externos
- Entre muitas outras características deste tipo de programa
Agora é a vossa vez, deixem a vossa opinião, principalmente de todos os que utilizam este software.