Pplware

VoIP – Chamadas gratuitas a partir do PC

Configure o VoIP da Sapo no X-Lite

Depois de termos apresentado um artigo que demonstrava como configurar uma conta VoIP no router Thompson da Meo (ver aqui), recebemos alguns e-mails por parte de alguns leitores a questionar qual a viabilidade de fazer o mesmo, usando apenas uma aplicação para PC (sem a necessidade de usar um telefone tradicional).

Pois bem, depois de termos uma conta VoIP é muito fácil configurá-la num qualquer cliente VoIP. Para esse efeito, vamos usar um dos mais populares cliente de VoIP, o X-Lite.

Material necessário para ter o VoIP a funcionar no X-lite:

Nota: Para quem já procedeu à criação da conta VoIP Sapo no artigo anterior, pode passar de imediato para o Passo 2 – Configuração do X-Lite

Passo 1 – Criação da conta VoIP da Sapo

Para proceder à criação de uma conta VoIP, vamos começar por aceder à área de clientes da Sapo aqui, introduzir as vossas credenciais de cliente Sapo (o utilizador começa por asxxxxx). No menu do lado esquerdo devem escolher VoIP e depois Criar/Gerir VoIP. Nessa mesma página é-vos dada a possibilidade de subscreverem um número VoIP ou mesmo definir um e, para finalizar, têm de definir uma password. Devem guardar esse dados pois vão precisar dos mesmos mais à frente.

Passo 2 – Configuração do X-Lite

A configuração do X-Lite para a conta VoIP da Sapo é relativamente simples pois apenas é necessários usar os dados fornecidos pela Sapo. Para isso procedam à instalação do X-Lite (escolham na parte final deste artigo qual o vosso sistema operativo).

Depois de executado o X-Lite, devem carregar na opção Account Settings

O próximo passo é configurar a conta VoIP Sapo no X-Lite. Para tal, devem configurar a vossa aplicação de acordo com os dados fornecidos pelo serviço VoIP:

No Domain Proxy, devem escolher Proxy e definir:

Depois de tudo bem configurado, basta carregar em OK e verificar se a aplicação efectua o registo com sucesso (status – Available) . Depois basta marcar o número de telefone da  rede fixa e carregar em Call

É no entanto também possível realizar chamadas para a rede móvel. Para quem quiser consultar o tarifário pode fazê-lo aqui: Tarifário VoIP Sapo

Considerações finais

Ao configurar uma conta VoIP numa aplicação no PC, o utilizador terá ao seu dispor o serviço VoIP acessível e disponível a partir de qualquer lugar. Desta forma, não é necessário possuir um telefone para efectuar/receber chamadas. Uma das grandes vantagens de ter VoIP da Sapo é a possibilidade de receber chamadas através do número fornecido.

Artigos relacionados


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: [Win] XLite [38,30MB]
Download: [MacOS] XLite [18,64MB]
Download: [Linux] XLite [1,99MB]
Homepage: Counterpath

Exit mobile version