O que é o VMware Workstation? Para mim é uma ferramenta imprescindível. Com ela posso criar um ambiente virtual, onde instalo um sistema operativo e sobre este faço os testes às aplicações que muitas vezes vos apresento. Simples de instalar, esta solução enquadra-se nas preferências de utilizadores exigentes que necessitam de um poderoso software de “virtualização”, termo interessante que é usado por muitos entendidos para descrever a sua principal característica.
Esta ferramenta permite executar num computador vários sistemas operativos recorrendo a máquinas virtuais que usufruem de quase todos os recursos que um sistema instalado de raiz num disco rígido, só que esta “virtualização” está apenas numa pasta no seu sistema principal. Use esta máquina virtual e instale o Windows ou o Linux e sobre eles corra as aplicações que desejar sem que seja necessário particionar o disco ou mesmo reiniciar o computador. Quando não quiser mais o ambiente virtual que criou, é simples: apague a pasta que o VMWare criou e tudo volta ao normal.
Esta “release” dá um salto qualitativo no suporte às estruturas a 64bits, depois integra correcções cruciais elaboradas para as versões anteriores: novo suporte para aceleração gráfica3D, integração com o VMware Converter 3.0.3, facilidade na instalação quer em Windows quer em Linux, editor de redes virtuais para hosts Linux, entre muitos outros melhoramentos. Podem ver aqui as notas de lançamento.