O VideoLan Client (VLC) Media Player é um reprodutor multimédia de código aberto. Possui suporte a vários formatos de vídeo, como MPEG1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, etc. e áudio como mp3 e wav. Saiu agora para testes a versão beta 1.1, que tem como principal novidade a introdução do acelerador gráfico.
Este VLC tem suporte a vários protocolos de streaming, podendo ser usado como servidor de vídeo numa rede de alta velocidade. Possui suporte a transmissão em unicast ou multicast. Além disso, opera em redes IPv4 e IPv6.
O VLC tem versões para vários sistemas operativos, tais como Windows, Mac OS, FreeBSD, GNU/Linux, BeOS, entre outros e possui suporte a vários protocolos como UDP, HTTP, RTP, etc.
Entre as principais novidades da versão 1.1 destacam-se:
- GPU decoding;
- Compatibilidade com ficheiros MIDI em Windows;
- Integração com a taskbar do windows 7;
- Compatibilidade com ficheiros DVD-Audio files .aob;
Entre tantas outras novidades que podem ser vistas no blog de um dos developers.
Esta é uma versão de testes e por isso, não é destinada ao utilizador final. Ainda assim, a principal novidade do acelerador gráfico é deliciosa, uma vez que vai fazer com que os vídeos em HD corram de uma forma muito mais suave. Se quiserem uma versão estável é só darem uma olhada no site oficial.
Ainda assim para quiser testar esta versão, aqui vão todos os ficheiros para download.