Existem softwares que são incontornáveis em qualquer computador. São de tal forma úteis e competentes na realização do seu propósito que deveriam ver de origem com o sistema operativo ou são dos primeiros a serem instalados num novo computador.
O VLC é um desses softwares. Este leitor multimédia tem um lugar especial nas máquinas de todos e é uma peça fundamental quando a tarefa é reproduzir ficheiros multimédia ou realizar tarefas relacionadas. O VLC acaba de maturar um pouco mais e foi lançada a versão 2.0.
Poucos são os que não conhecem o VLC. Este player gratuito é capaz de reproduzir quase todos os ficheiros áudio ou vídeo que lhe entregarem, sem necessidade de recorrerem a codecs adicionais ou plugins especiais.
Para além da sua versatilidade na reprodução de ficheiros, o VLC é também um camaleão no que toca a sistemas operativos suportados. Podem corrê-lo no Windows, Mac ou Linux, mantendo a sua interface e as suas funcionalidades.
Esta nova versão, de nome Twoflower, apresenta muitas novidades que vão fazer as delicias de todos os que estão habituados a usarem o VLC. A maior novidade visual foi reservada para o Mac OS, onde a interface do VLC foi totalmente alterada. Passam a poder arrastar ficheiros para que estes passem a pertencer à lista de reprodução.
A interface do VLC nas restantes plataformas, apensar de não ter sofrido alterações tão grandes, foi também alvo de melhorias e correcção de problemas.
Em todas as plataformas houve uma melhoria no código para que o VLC possa fazer melhor uso do hardware disponíveis em todas as plataformas onde corre, melhorando a renderização de vídeo e permitindo que se obtenham melhores imagens.
Houve ainda a preocupação de adaptar e abrir o VLC a ainda mais formatos, para que esta ferramenta seja ainda mais abrangente e com maiores e melhores capacidades. De notar que alguns desses formatos são profissionais.
Esta versão traz ainda melhorias na utilização de novos dispositivos e tem também um novo suporte, experimental, para discos BlueRay.
Para além destas novidades todas, o VLC foi ainda trabalhado no seu interior, por forma a que fossem corrigidos mais de 7000 bugs, tratados por mais de 160 programadores voluntários
O melhor player a que podemos aceder de forma gratuita está melhor, muito melhor. Cresceu e conseguiu trazer novidades que merecem ser analisadas em pormenor por cada um dos utilizadores.
Actualizem a vossa versão para terem acesso a todas estas novidades ou instalem o VLC e vejam o que têm estado a perder! É uma melhoria muito significativa e que irá trazer ainda mais capacidades a uma ferramenta que já tinha atingido patamares de excelência.