Pplware

Visual Lightbox 1.5

Por André Simões (Shote) para o Pplware No início de Janeiro tive necessidade de procurar uma ferramenta que me facilitasse a criação de galerias de imagens. Algo que, para além de prático, conseguisse também resultados esteticamente interessantes.

Já conhecia algumas opções, fiz algumas tentativas mas não estava satisfeito (ou tinha que criar as miniaturas das imagens uma a uma, ou os efeitos não eram os pretendidos, etc). Arrisquei então umas pesquisas no Google e encontrei esta aplicação, muito verde ainda, com dias de vida.

Fiz o respectivo download e testei. Gostei da simplicidade e do resultado final (efeitos de transição de imagens utilizando Javascript LightBox2) mas ainda haviam alguns pormenores que não eram do meu agrado.

Estavam a fazer uma espécie de oferta a quem traduzisse o software para a sua língua nativa, era pouca coisa, eu estava com tempo, aproveitei. Fiz a tradução, na altura, da versão 1.2 (se não estou em erro) e recebi uma versão Business.

Aquando do envio do ficheiro de tradução aproveitei para listar algumas funcionalidades que entendia agradáveis numa nova versão. A verdade é que as minhas preces foram ouvidas e parte das minhas “queixas” esvaíram-se com esta versão que hoje aqui apresento (slideshow, temas, possibilidade de ordenar as imagens, opção de escolha do nome do ficheiro html gerado, entre outras).

Como referi, é uma aplicação bastante recente ainda com arestas a limar. Mesmo a nível de traduções, é necessário haver uma revisão devido às alterações efectuadas na nova versão.

Depois de seleccionadas as imagens, ordená-las e adicionar as respectivas legendas (opcional), basta clicar no botão de gerar a galeria.

Aí poderemos escolher o tamanho máximo das imagens, qualidade (miniaturas e imagens), pasta no computador onde será criada a galeria ou até a possibilidade de gerá-la para um servidor FTP.

Os temas actualmente disponíveis são os seguintes:

Em baixo exibo o resultado duma galeria gerada com as fotos do primeiro ecrã.

As miniaturas adaptam-se à largura do browser. Outra das minhas sugestões era a possibilidade de seleccionar entre gerar a galeria para um ficheiro html ou ter apenas acesso ao código html a inserir no cabeçalho e body duma página nossa já criada. Não foi implementado, mas colocaram no site uma espécie de tutorial com esse fim.

Seleccionando uma imagem o efeito é o seguinte (deixei a marca d’água como exemplo):

Nada melhor que testar a galeria exemplo no site da aplicação AQUI. O Visual Lightbox é livre para utilização não-comercial.

A versão Business custa 25 dólares e permite ao utilizador eliminar a marca d’água “VisualLighbox.com” ou editá-la.

Licença: Freeware Sistemas operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7 Download: Visual Lightbox 1.5 [1.86MB] Homepage: Visual Lightbox

Exit mobile version