Recentemente comprei um portátil, o trabalho assim o exige, eu bem tento dar-lhe mais tempo de ócio mas não tem sido nada fácil. A máquina vinha com o Windows XP Media Center, mais um monte de tralha que só me fez perder tempo e mesmo assim ainda não está como quero.
Bom, meteram para lá tanta aplicação inútil que decidi formatar a máquina, ao que parece (carece de confirmação) posso solicitar uma chave do Vista Home Premium para esta máquina, mas… a bateria só me permite 85 minutos de liberdade, isto com o Windows XP, depois li algures que o Vista consome um bom bocado de energia a mais que o XP, mau, sendo assim vou ter ai uns 60 minutos de bateria com o Vista a correr?
Segundo parece há alguma coisa que se pode fazer para reverter essa situação, uma delas é usar o Vista Battery Saver.
Mas já agora o que será que faz o Vista consumir mais que o XP? Segundo parece o que come energia como se não houvesse amanhã é o Aero, o Sidebar e no meu caso o ecrã Wide… pois o 17″ XBlack deve comer até ao último grão!!!
E como não podemos desligar nenhuma destas ferramentas em modo bateria a salvação será mesmo usar o Vista Battery Saver, esta pequena aplicação ajudar-me-á a poupar 70% da bateria ao desactivar algumas das bonitas capacidades do Vista. Esta ferramenta corre na barra de tarefas, consome apenas 5Mb e 0% do processador. Esta maravilha fará todo o trabalho necessário para prolongar a energia da nossa máquina, desligando ou mesmo ligando recursos em função da percentagem de carga.
As versões anteriores não mereceram um post aqui no Peopleware pelo facto de serem ainda problemáticas, cheia de bugs e incompatíveis com o Vista Home Premium, o mais usado nos portáteis aqui pelas nossas bandas. Esta versão, já totalmente compatível com o Home Premium, vem com mais estabilidade vem com um plano de execução de poupança estabelecido por nós, diferenciado para cada tipo de fornecimento de energia.
Ainda não está perfeita mas caminha a passos largos para esse objectivo, é uma aplicação que merecerá a minha atenção. Estou certo que muitos de vós estarão a sofrer as consequências da evolução precoce do Vista para Portáteis.