Uma das coisas da qual sou bastante adepto é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar outros e aí a virtualização é uma tecnologia fantástica. Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.
O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Vamos conhecer as novidades da versão 4.0.0 (Beta 2).
A Oracle disponibilizou recentemente a versão beta do VirtualBox 4.0.0 que conta com algumas novidades e melhorias. Segundo Frank Mehnert da Oracle, esta versão é considerado um “bleeding-edge” para avaliação e testes.
Como principais novidades, o VirtualBox 4.0.0 beta 2 apresenta:
- Um novo visual, mais organizado,
- Suporte para OVA (Open Virtualisation Format Archive),
- Novas configurações / Disponibilização de ficheiro em disco para portabilidade VM;
- Possibilidade de definir mais de que 2 GB de RAM em máquinas de 32 bits;
- Suporte para o chipset Intel ICH9;
- Suporte para USB 2.0, RDP Server e PXE bootloader com suporte a Gigabit, através do Oracle VM VirtualBox Extension Pack;
Tendo em consideração todas as novidades já apresentadas nesta versão, o VirtualBox 4.0.0 promete! Como tenho referido em alguns artigos, pela experiência que tenho adquirido no mundo da virtualização, parece-me que neste momento o VirtualBox (na versão gratuita) é superior ao VMWare Player em muitos aspectos.
Relembramos que não devem usar esta versão em máquinas em produção, uma vez que ainda não é uma versão estável.