Pplware

Virtual Router Plus – O seu Windows 8 é um hotspot

As evoluções dos sistemas operativos têm permitido que estes deixem de ser simples interfaces para o utilizador e adquiram funcionalidades que até agora estavam reservadas a equipamentos físicos.

Passamos a poder interagir de forma mais aberta e integrada com o SO e com outros dispositivos sem que tenhamos de recorrer a outras interfaces ou a equipamentos externos e por vezes caros.

Um perfeito exemplo disso foi a capacidade que a Microsoft introduziu no Windows 7, e que continuou a estar presente no Windows 8, de tornarmos o nosso Windows num ponto de acesso de rede sem fios, sem que para isso tenhamos de ter qualquer hardware adicional instalado. E é precisamente isso que o Virtual Router Plus traz para o vosso Windows, um ponto de acesso integrado.

Claro que para termos essa capacidade é necessário que o hardware que temos nas nossas maquinas suportem esta funcionalidade. A maioria dos equipamentos já a tem disponível até porque esta é uma vantagem na hora da escolha do equipamento.

Esta funcionalidade que a Microsoft introduziu permite que qualquer computador possa fazer o papel de ponto de acesso móvel e assim partilhar o acesso à Internet com outros equipamentos, melhorando assim a usabilidade e a disponibilização de recursos.

A forma básica de activar e configurar esta funcionalidade requer alguns conhecimentos acima do normal da forma como as interfaces sem fios funcionam no Windows e requer que invoquemos alguns comandos, simples, mas não normais numa utilização diária.

Por essa razão as aplicações como o Virtual Router Plus vêm facilitar de sobre maneira a utilização desta funcionalidade.

O Virtual Router Plus tem uma interface de utilização muito simples e rápida, onde os utilizadores apenas necessitam de configurar o nome da rede que querem criar, a palavra passe a ser usada e a interface de rede a ser usada para acesso à Internet.

Sem mais complicações ou configurações pouco claras, resta apenas aos utilizadores carregarem no botão de arranque da aplicação para que a rede passe a estar disponível.

De imediato o Virtual Router Plus irá alertar que a rede está pronta a ser usada, com recurso a uma notificação na Área de Notificações do Windows.

Do lado dos dispositivos que pretendem usar essa rede apenas é necessário que estes a detectem e que procedam à sua configuração, também de forma automática. Basta colocarem a palavra passe definida no Virtual Router Plus e o acesso à rede é garantido.

O Virtual Router Plus tem ainda a vantagem de ser completamente portátil e de não requerer qualquer instalação para que possa funcionar e disponibilizar a rede sem fios que configurarem.

Basta que o copiem para o vosso Windows e em qualquer altura basta executá-lo para que esteja disponível.

Como dissemos no início nem todas as placas de rede têm para já a capacidade de permitir a criação de hotspots de forma nativa no Windows. Para determinarem se a vossa placa suporte esta funcionalidade apenas necessitam de executar um comando na linha de comandos de DOS.

Lancem uma janela de DOS, com permissões de administrador e executem o comando apresentado abaixo.

netsh wlan show drivers

Do resultado apresentado devem procurar por uma linha que indique o suporte para redes alojadas (Hosted network supported)

Hosted network supported : Yes

Caso a resposta seja No então infelizmente a placa não tem suporte para este tipo de redes e está impossibilitada de criar redes sem fios. Recomendamos a actualização para um driver mais recente.

Esta funcionalidade do Windows é perfeita para situações em que necessitamos de partilhar o único acesso à Internet disponível e que se liga apenas a um equipamento. É extremamente simples e pode ser usado em qualquer lado.

O Virtual Router Plus é mais uma das muitas ferramentas a terem sempre presentes e prontas a ser usadas em situações de necessidade.

Não requer qualquer instalação e em menos de um minuto permite partilhar o nosso acesso à Internet com outros dispositivos.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7/ 8
Download: Virtual Router Plus 2.1.0 [88KB]
Homepage: Virtual Router Plus

Exit mobile version