A organização do nosso PC tem um peso muito importante nos níveis de produtividade. Termos dezenas de pastas espalhadas pelo computador não ajuda a essa organização, mas por vezes é inevitável termos esse cenário. É a forma de termos a nossa arrumação, devido à necessidade de termos as pastas espalhadas. Felizmente existem ferramentas que ajudam a gerir todo o caos que temos e que é a arrumação que temos.
Um exemplo dessas ferramentas, com uma utilizada mais que provada, é o Virtual Drive. Esta ferramenta vai ajudar-vos a manter a casa arrumada.
O Virtual Drive permite que criem drives virtuais a partir de directorias. Na prática passamos a ter discos (virtuais) para todas as pastas ou directorias que pretendemos. Deixamos de ter o trabalho de navegar por dentro de pastas e pastas até chegarmos à localização pretendida.
Esta aplicação tem dois modos distintos de criar essas drives virtuais. Ou permanentes ou temporárias (um reboot ao Windows remove este tipo). Para cada drive criada podem escolher a letra a atribuir ou atribuir uma etiqueta.
O seu modo de funcionamento é muito simples. Basta que naveguem até à pasta que pretendem mapear e no menu de contexto, a que acedem com o botão direito do rato, escolherem a opção Map virtual drive….
É então apresentada a caixa de configuração dessa drive. Escolham a letra a atribuir, a etiqueta e o ícone a ser atribuído. Podem ainda escolher a validade desse mapeamento, permanente ou temporário.
No final devem apenas carregar no botão OK.
Depois de terminado o processo passam a ter a vossa drive acessível no Meu Computador. Fica então mais fácil acederem e trabalharem com esse mapeamento.
É uma ferramenta extremamente pequena, que consome poucos recursos e que dá muito jeito. Testem e vão querer manter o Virtual Drive instalado.