O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.
Como utilizador tradicional a virtualização permite-me testar sistemas operativos sem a necessidade de os ter instalados nativamente na minha máquina. Como administrador de sistemas, a virtualização dá-me a possibilidade de virtualizar servidores sendo assim uma tecnologia fantástica que permite poupar espaço no Datacenter, energia, gastos na manutenção, etc.
Ontem foi anunciado pela Oracle a versão final do Virtuabox 4.0. Vamos conhecer as novidades.
Segundo o Vice-Presidente de Engenharia Linux da Oracle Wim Coekaerts, “O Oracle VM VirtualBox 4.0, é a terceira maior versão deste produto, lançada em menos de um ano”. Wim Coekaerts refere ainda que a virtualização é uma tecnologia que traz imensas valias para os DataCenter e daí a aposta por parte da Oracle.
Relativamente às novidades, o VM VirtualBox 4.0 apresentada:
- Um interface renovado mais funcional e organizado;
- Suporte para OVA (Open Virtualisation Format Archive),
- Novas configurações / Disponibilização de ficheiro em disco para portabilidade VM;
- Possibilidade de ordenar as VMs
- Possibilidade de definir mais de que 2 GB de RAM em máquinas de 32 bits;
- Suporte para o chipset Intel ICH9 e Intel HD Áudio.
- Suporte para USB 2.0, RDP Server e PXE bootloader com suporte a Gigabit, através do Oracle VM VirtualBox Extension Pack;
- Suporte para o novo modelo assíncrono I/O para iSCSI
Pode conferir todas as novidades do VirtualBox aqui
De referir que a partir desta versão 4.0, o VirtualBox passa a estar sob a licença GPLv2.
Nota final: Já que estamos a falar em Oracle, aproveitamos para informar que foi recentemente disponibilizado o MySQL 5.5. Mais informações, podem consultar o site oficial do produto: mysql.com.