Uma das grandes ferramentas ao dispor dos actuais alunos é a Internet, nisso estamos de acordo certo? Cada aluno anuirá certamente, os docentes é que talvez não o entendam e compreendam este regozijo da mesma forma.
Não o entenderão porque hoje é fácil um aluno, sem qualquer esforço de investigação, apresentar um trabalho fantástico assinado pelo próprio. Mas… como o terá conseguido?
Há aqui, a meu ver, sempre algum mérito do aluno. Uns têm muito mérito porque investigaram, reuniram material e depois compilaram um excelente trabalho, outros têm mérito porque assimilaram o que lhes foi solicitado e conseguiram retirar da Internet, um trabalho já mastigado, faltando somente o professor engolir.
Viper
É aqui que muitos docentes têm batido o pé e é nesta área que têm aparecido algumas ferramentas. Estão certamente lembrados deste serviço que falámos há algum tempo e hoje deixo, em especial para os docentes, o Viper.
Esta é uma ferramenta que tem como função vasculhar o vasto mundo da Internet à procura de palavras-chave que sejam coincidentes com os textos apresentados como amostra.
Começamos por nos registarmos no site da organização que criou o Viper. A seguir e já com a aplicação descarregada, introduzimos o nosso login, que entretanto havia chegado à conta de mail que colocamos no registo.
Entretanto, carregamos o documento a avaliar para dentro da aplicação.
Esta irá encetar várias pesquisas: a primeira é logo numa base de dados de trabalhos catalogados, de seguida irá pesquisar a Internet à procura de correspondência que levantem suspeitas de cópia/plágio de algum trabalho existente.