A confiança que temos nas aplicações que instalamos nos nossos computadores pode ser abalada quando somos vítimas de software maligno. É simples, a quem o pretende, fazer passar uma aplicação legítima por um vírus ou por um malware. Basta que não tenhamos atenção à fonte de onde retiramos essa aplicação e ficamos expostos.
Por forma a podermos ter um acréscimo de segurança, podem sempre verificar a origem desse executável e, garantir que a sua fonte é original e de quem diz ser. Uma forma de o poderem fazer é recorrendo ao Version Browser.
Esta aplicação, que deve ser instalada para funcionar no vosso PC, consegue apresentar-vos um grande conjunto de informação sobre as aplicações que têm instaladas no vosso Windows. A informação que ela apresenta está contida dentro da aplicação e é recolhida no momento da compilação dessas aplicações.
Dessa forma vão conseguir verificar a origem e validade da aplicação que pretendem validar. Essa informação é apresentada de forma resumida e numa interface própria.
A sua forma de utilização é simples. Depois de instalado e executado, o Version Browser apresenta-vos uma janela onde é apresentado o conteúdo dos vossos discos. Apenas têm navegar para a pasta onde está a aplicação a ser verificada e depois disso escolhem os tipos de ficheiros a ser apresentados e na caixa abaixo seleccionam o executável a ser verificado. Para terminar apenas têm de escolher a opção View.
Podem ainda nesta altura escolher se pretendem imprimir ou exportar o conteúdo da informação relativa a esse ficheiro.
A informação apresentada sobre cada uma das aplicações é extensa e, como podem verificar na imagem acima, permite-vos ver qual a verdadeira origem da aplicação. Se foi assinada por quem deveria ter sido (o seu criador original), qual a data de criação do ficheiro ou sistema operativo a que se destina. São cerca de 25 entradas para vos ajudar a ter um grau de confiança maior.
Mesmo nesta janela de apresentação de dados podem imprimir ou exportar a informação apresentada.
Usem esta aplicação para verificar a autenticidade das aplicações que colocam no vosso PC e deste modo conseguirem garantir que não estão a instalar software que na verdade não é quem aparenta ser.