A informação sensível deve ser guardada num “local seguro”. Hoje em dia há já alguns sistemas operativos que implementam alguns mecanismos que garantem a confidencialidade dos dados, mas existem também soluções especificas para manter os seus dados seguros.
Como alternativa ao TrueCrypt, hoje ensinamos como podem criar um volume seguro no vosso sistema usando o VeraCrypt.
O VeraCrypt é uma alternativa ao TrueCrypt que permite criar discos/volumes virtuais cifrados (mesmo em Pens ou discos USB). Pode, por exemplo, cifrar uma partição do seu disco rígido ou simplesmente criar uma “zona segura” no seu disco.
Para criar um volume cifrado (reservado uma parte do disco) deve seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar e executar o VeraCrypt. Em seguida escolher a opção Select File.
Passo 2 – Escolhemos agora a opção Create an encrypted file container.
Passo 3 – Relativamente ao Volume Type, a nossa opção será Standard TrueCrypt volume. Se pretenderem que o vosso volume fique escondido escolham a segunda opção.
Passo 4 – No próximo passo indicamos qual o ficheiro que irá conter o disco virtual. Para este exemplo criamos um ficheiro com o nome secure dentro da pasta E:\Pplware
Passo 5 – Em seguida definimos quais os algoritmos de cifra que pretendemos usar. Vamos manter as opções predefinidas (AEE e SHA-512).
Passo 6 – Como escolhemos a opção de criar um disco virtual num ficheiro, temos agora a possibilidade de definir o tamanho desse disco virtual. Vamos considerar por exemplo 30 MB (o utilizador pode alterar esta variável de acordo com as suas necessidades)
Passo 7 – Vamos agora definir uma password para o acesso ao nosso disco Virtual que vai ser criado.
Passo 8 – Definimos o filesystem (usamos FAT) e mandamos formatar o disco virtual.
… e está criado o novo volume.
Passo 9 – Uma vez que no Passo 4 indicamos que o ficheiro (disco virtual) estava localizado no PC, vamos agora usá-lo como sendo uma partição. Para isso escolhemos uma Drive, indicamos a localização do ficheiro criado e carregamos em Mount.
Passo 10 – Introduzimos a password definida no passo 7 e depois carregamos em OK.
Passo 11 – Depois de montado o nosso volume, esse passa a estar disponível em forma de partição. Podem aceder aos dados que têm lá dentro e, quando não precisarem, façam o Dismount do mesmo (via VeraCrypt).
Ao criarmos um “disco virtual cifrado”, estamos a aumentar o nível de segurança no que diz respeito ao acesso da nossa informação. Para quem precisa de esconder e manter segura informação, esta é sem dúvida uma das melhores soluções.