Certamente que muitos dos nosso leitores já tiveram a curiosidade em saber como programar uma determinada aplicação, e assim ingressar no mundo da programação (…e que mundo).
Temos também conhecimento que temos muitos leitores gurus nas mais diversas linguagens de programação (ex. .Net (C#, VB.NET,..), Java, C, PHP, C++, etc), podendo assim dar uma ajuda aos iniciantes.
Hoje vamos conhecer o REALbasic, um ferramenta de desenvolvimento, que permite criar aplicações/programas de forma extremamente simples e rápida, e com poucos conhecimentos.
O Real Studio (formalmente designado por REALbasic) é uma ferramenta de desenvolvimento de software para criação de aplicações de alta qualidade. Está disponível para MAC, Windows e Linux, sendo desta forma criar aplicações os ambientes dos três sistemas operativos referidos.
O Real Studio permite que cada utilizador crie as suas próprias aplicações/jogos, é fácil de aprender, usar e é orientado a Objectos. Esta é certamente a ferramenta ideal, para as pessoas que pretendam fazer da programação um hobby.
Exemplo de um simples browser
Características Principais:
- Desenvolvimento de aplicações de alta qualidade
- Linguagem orientada aos objectos
- Suporte para Windows, Mac e Linux
- Simples de aprender e usar
- Inclui suporte para base de dados através do REALDQLDatabase
- Possibilidade de integração de plugins externos à aplicação
- Suporte para aplicação de rede: TCP, UDP, Web (HTTP), Email (POP3 e SMTP) e SOA
- Funções de debugger
- Suporte para XML
- Expressões regulares
- Suporte para eventos Apple: Keychain, Spotlight, Dock e Address Book
- Possui tutoriais
- Suporte para QuickTime
- Disponivel nos seguintes idiomas: English, Spanish, German, French, Italian, Japanese, Simplified e Traditional Chinese.
Vamos então programar um browser?
O Real Studio é uma excelente aplicação quem quem pretender iniciar-se no mundo da programação. A linguagem de programação é intuitiva e simples de aprender.
Como ponto fraco (neste fase) deste aplicação, é a falta de uma versão totalmente gratuita (que até poderia ser mais limitada que outras versões). Dessa forma, possibilitaria que qualquer pessoa desenvolvesse as suas aplicações iniciais, ao seu ritmo e sem o limite dos 30 dias (que está presente nesta versão). Para Linux, é gratuito!