Pplware

USB Immunizer – Proteja as suas drives externas

Os problemas de segurança dos nossos computadores têm vindo a tornar-se cada vez mais preocupantes. A facilidade com que um PC fica infectado com um vírus ou outro tipo de malware é estonteante. Basta introduzir uma pen com um vírus escondido e, caso não tenhamos uma ferramenta que nos proteja, estamos infectados em questão de segundos.

O problema das pens usb, e outros media do mesmo tipo, está relacionado com a funcionalidade de Autorun, que permite que estes media sejam executados de forma automática sem qualquer intervenção por parte do utilizador. Este problema é de tal forma grave que a própria Microsoft começou a alterar esta função no Windows. Depois da Panda ter disponibilizado uma ferramenta para proteger os utilizadores, é a vez da Bitdefender disponibilizar também uma ferramenta similar, o USB Immunizer.

O USB Immunizer tem dois modos distintos de funcionamento, mas ambos procuram o mesmo fim, proteger o utilizador contra infecções de vírus e outros ataques que venham através de pen’s ou discos USB.

O primeiro modo de funcionamento está associado aos diferentes dispositivos USB que ligam ao vosso computador. Para cada um deles podem desabilitar o processo de execução automática do Autorun. Desta forma, mesmo que esse dispositivo tenha estado ligado a um computador infectado, não vai ser possível a execução de qualquer software a partir da pen.

Podem activar esta protecção de forma individual e assim eleger as vossas pens mais propensas a ter algum tipo de vírus. Criam assim uma barreira protectora, mantendo funcionalidades nas que pretendem e entendem ser de confiança.

A activação deste modo para um dispositivo USB é simples. Basta que o liguem ao vosso PC, escolham na interface do USB Immunizer a drive correspondente. De seguida basta carregarem no botão Immunize. será mostrada uma mensagem de sucesso do processo.

O segundo modo é mais abrangente e por isso mais seguro. Ao ser activado conseguem inibir a execução automática do Autorun em todo o computador. Nenhum dispositivo que liguem numa porta USB vai ter essa capacidade. De notar que os CD’s ou DVD’s estão excluídos desta lista de dispositivos protegidos.

A forma de activar o segundo modo é mais simples. Basta que usem o botão que se encontra abaixo do processo anterior e o coloquem no posição Off.  Desta forma estão a desligar o Autorun do vosso PC.

O USB Immunizer é uma ferramenta portátil e pode ser usada de forma isolada em qualquer PC que queiram proteger. É simples de usar e não requer qualquer configuração.

Esta ferramenta permite que tenham uma protecção adicional para prevenir uma das forma mais usadas para a transmissão de vírus e outros perigos para o vosso PC. Permite desabilitar a função de Autorun para um conjunto de dispositivos ou de forma global no Windows.

Apesar de ser bastante útil, o USB Immunizer não vos garante uma protecção total. é apenas uma forma de segurança adicional. Devem munir-se de um bom anti-vírus e de outras ferramentas associadas à vossa protecção.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Wndows XP/ Vista/ 7
Download: USB Immunizer [1.13MB]
Homepage: USB Immunizer

Exit mobile version