Confesso que é difícil manter as minhas máquinas actualizadas. Quando dou conta tenho uma lista infindável de aplicações fora do prazo de validade. Temos falado aqui no Peopleware em várias ferramentas que estão atentas às actualizações dos drivers, estão atentas às aplicações open source ou mesmo a actualizações de antivírus e anti-malware. Mas esta que aqui vos apresento é para manter o vosso parque de software “updated”.
UpdateStar é uma ferramenta que investiga o vosso disco à procura das aplicações aí presentes, depois verifica na fonte se a versão que possuem instalada é de facto a mais recente. Seja o software freeware, trialware e mesmo aquele que têm “martelado”… sim todo ele é verificado e inventariado conforme o seu estado. Mais de 80 mil aplicações estão identificadas na base de dados do UpdateStar para que possa cobrir uma área substancial, além destas muitas outras ainda não são identificadas, mas vão sendo adicionadas nas actualizações deste software.
Mas é assim importante estar sempre a actualizar as versões? Claro que sim, as actualizações baseiam-se em motivos concretos para que tenham razão de ser. Podem ser de ordem estrutural, evitando erros no desempenho da aplicação, podem ser de segurança, evitando intrusões por buracos deixados por versões defeituosas, podem ser ordem gráfica, actualizações de templates, botões, cores, etc…
Por estes e por outros motivos o utilizador terá vantagens em ter aplicações devidamente actualizadas.
E é simples utilizar uma ferramenta como esta que aqui temos? Muito simples! Esta aplicação além do que já falei ainda permite agendar uma verificação em modo automático para que não tenha aborrecimento na espera da verificação, agende para horas de menos utilização da máquina.
Outro aspecto importante é a ferramenta embutida que lhe permite remover uma aplicação, um tradicional “Adicionar e remover programas”, este remover é de facto interessante, leva algum lixo que a própria ferramenta do Windows tem dificuldade em classificar como inútil.
Depois a qualidade e quantidade de informação é impressionante, relatórios cronológicos informam das alterações, listagens devidamente organizadas dão informação concreta sobre versões instaladas e versões disponíveis na casa mãe, bem não me alongo mais, espero que gostem deste exemplo de “Domótica Informática”.
Uma ferramenta que tem um futuro de ascensão, falta alguma coisa, mas já não falta tudo.